Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito é instalada no Senado
O Congresso Nacional instalou a Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças, destinada a propor medidas legislativas que criem incentivos fiscais para fomentar o microempreendedorismo. O senador Esperidião Amin (PP-SC) foi eleito presidente do colegiado e o deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT) será o vice-presidente. Participaram da reunião representantes do Sebrae, bancários e microempreendedores.
Transcrição
A FRENTE PARLAMENTAR QUE INCENTIVA O MICROEMPREENDEDORISMO FOI INSTALADA NO SENADO. O COLEGIADO, COMPOSTO POR SENADORES E DEPUTADOS, TEM O OBJETIVO DE PROPOR INICIATIVAS PARA FACILITAR O CRÉDITO A PEQUENOS EMPREENDEDORES.
O PEDIDO PARA A CRIAÇÃO DA FRENTE FOI DO SENADOR ESPERIDIÃO AMIN, ESCOLHIDO PARA PRESIDIR O GRUPO. REPÓRTER GABRIELA PEREIRA.
Foi instalada no Congresso Nacional a Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças, uma iniciativa do senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, que foi escolhido para presidir os trabalhos do grupo. A nova frente é composta por deputados e senadores.
O objetivo do grupo é facilitar o acesso ao crédito para pequenos empreendedores e incentivar o microempreendedorismo no Brasil, além de realizar encontros, seminários e congressos para debater os impactos econômicos e sociais da concessão de crédito aos empreendedores, como é o caso da geração de empregos.
A reunião de instalação contou com a participação de representantes do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, bancários e representantes de instituições financeiras e pequenos empreendedores. O deputado Emanuel Pinheiro Neto, do MDB de Mato Grosso, falou sobre a necessidade de facilitar o microcrédito para empreendedores e movimentar a economia do Brasil.
Dos empreendedores que querem começar e não tem acesso ao microcrédito para poderem abrir a sua empresa e poder fazer com que a economia possa se movimentar. Dessa forma, a gente poder atingir os níveis de taxa de investimento que o Brasil precisa, para que a gente possa ser o Brasil que a gente sempre esperou e sempre sonhou. O Brasil sempre está no patamar de Brasil do futuro, de país do futuro. A gente não consegue trazer isso para a realidade.
Esperidião Amin também ressaltou a necessidade de incentivar o microempreendedorismo e fomentar o crédito aos pequenos empreendedores.
Como é que nós podemos melhorar o acesso ao crédito para o pequeno empresário, para o microempresário, para o microempresário individual MEI, é para isto que foi criado essa frente. Nós precisamos de mais interlocutores porque o sistema financeiro tradicional não chega. Nós precisamos multiplicar o número de atendidos. Pelo mesmo volume de dinheiro, através do quê? De uma rede nova de microcrédito.
A Diretora do Departamento de Artesanado e Microempreendedorismo Individual do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Raissa Rossiter, ressaltou que a instalação da nova frente parlamentar traz esperança para aqueles que necessitam do crédito para alavancar seus negócios.
A palavra é sim de esperança e otimismo que nós estamos vivendo, tenho comentado, um momento muito oportuno de convergência para que o microcrédito seja realmente um instrumento efetivo.
Esperidião Amin disse ainda que já apresentou um projeto de lei para fomentar o microcrédito e as microfinanças. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Gabriela Pereira.