CAE diz que planos de saúde devem cobrir teste do zika vírus para gestantes
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou o projeto de lei (PL 1855/2019) que dá força de lei à determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar que incluiu os testes de zika vírus na cobertura dos planos de saúde de gestantes. O senador Esperidião Amin (PP-SC) destacou a importância do diagnóstico precoce para a orientação de familiares e equipe médica. A proposta seguiu para a análise da Comissão de Assuntos Sociais.

Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU O PROJETO QUE DÁ FORÇA DE LEI À DETERMINAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR QUE INCLUIU OS TESTES DE ZIKA VÍRUS PARA GESTANTES NA COBERTURA DOS PLANOS DE SAÚDE.
A PROPOSTA SEGUIU PARA A ANÁLISE DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O projeto de lei inclui o exame sorológico do vírus zika na cobertura dos planos de saúde de gestantes. O senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, falou da importância do diagnóstico para a a orientação de familiares e médicos.
Embora ainda não haja terapia antiviral e tampouco uma vacina específica contra o vírus, o exame sorológico oferece importantes informações sobre os aspectos prognósticos relacionados à gestação e ao recém-nascido, orientando a equipe médica e a família de forma mais precisa quanto à condução dos casos positivos.
Apesar de resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar já ter assegurado a cobertura do exame pelos planos de saúde, os senadores da CAE julgaram importante dar força de lei à essa garantia. O projeto segue agora para o exame da Comissão de Assuntos Sociais. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.