CAE aprova pedido de empréstimo internacional para Companhia de Saneamento de SP
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou pedido de empréstimo internacional no valor de 300 milhões de dólares para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. O financiamento (MSF 93/2022), que seguiu com pedido de urgência para votação no Plenário, será empregado no Programa de Apoio ao Plano de Investimentos da Sabesp. O relator, Giordano (MDB-SP), diz que os investimentos são fundamentais para a universalização dos serviços de água e esgoto no estado de São Paulo.
Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU PEDIDO DE EMPRÉSTIMO INTERNACIONAL NO VALOR DE 300 MILHÕES DE DÓLARES PARA A COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DE SÃO PAULO.
O FINANCIAMENTO, QUE SEGUIU COM PEDIDO DE URGÊNCIA PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO, SERÁ EMPREGADO NO PROGRAMA DE APOIO AO PLANO DE INVESTIMENTOS DA SABESP. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
Os 300 milhões de dólares vão financiar parte do Papis, Programa de Apoio ao Plano de Investimentos da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo. O senador Giordano, do MDB de São Paulo, ressaltou que a Sabesp é uma das maiores empresas de saneamento do mundo em termos de população atendida. Por isso, precisa de investimentos para universalizar o fornecimento do serviço.
Sendo fundamental a aprovação desse presente empréstimo para que a companhia pública possa melhorar, expandir os sistemas de abastecimento, de coleta de tratamento de esgoto, bem como saneamento, para atender a crescente demanda por serviços, proteger os recursos hídricos e, principalmente, garantir a universalização dos serviços de saneamento dos 375 municípios operados pela Sabesp para o nosso povo paulista.
O financiamento é do NDB, o banco do Brics. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.