Irineópolis, em Santa Catarina, deve ser a Capital Nacional do Trator
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou o projeto (PL 1039/2020) que dá a Irineópolis (SC) o título de Capital Nacional do Trator. A proposta foi apresentada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) e relatada pela senadora Ivete da Silveira (MDB-SC). A cidade de quase 12 mil habitantes tem uma festa anual onde são exibidas centenas de máquinas no conhecido “tratoraço”.
Transcrição
IRINEÓPOLIS, EM SANTA CATARINA, SERÁ A CAPITAL NACIONAL DO TRATOR.
PROJETO COM ESSA HOMENAGEM FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE.
Cidade de Santa Catarina com quase 12 mil habitantes, Irineópolis fica próximo à divisa do estado com o Paraná. O município se destaca todos os anos por um grande acontecimento, a Festa do Trator com a exibição de centenas de máquinas. Por isso, o senador Esperidião Amin, do PP Catarinense, apresentou um projeto para dar à cidade o título de Capital Nacional do Trator. A proposta foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Ao ler o relatório da senadora Ivete da Silveira, do MDB de Santa Catarina, a senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, destacou que o evento atrai centenas de turistas todos os anos.
Damares - a festa do trator de Irineópolis constitui evento já tradicional, atraindo pessoas de toda a região, em especial agricultores que têm no trator uma de suas mais importantes ferramentas. A festa compreende diversos eventos culturais, gastronômicos, comerciais e de lazer, cuja principal atração é o desfile de tratores, conhecido como “tratoraço”, que se realiza na principal avenida da cidade.
O projeto segue agora para a análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.