Marcio Bittar faz críticas à política ambiental do atual governo e Humberto Costa defende ações de Lula
Na semana em que o governo Lula completa cem dias, o senador Marcio Bittar, do União do Acre, faz críticas a medidas de fiscalização ambiental implementadas na Amazônia pelo atual governo. Segundo ele, os produtores rurais da região estão sendo injustamente penalizados. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, defende ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotadas na Região Amazônica.
Transcrição
O SENADOR MARCIO BITTAR CRITICOU AS AÇÕES AMBIENTAIS DO GOVERNO LULA IMPLEMENTADAS NA REGIÃO AMAZÔNICA NOS PRIMEIROS CEM DIAS DE GOVERNO.
JÁ NA OPINIÃO DO SENADOR HUMBERTO COSTA O GOVERNO ESTÁ NO CAMINHO CERTO NA QUESTAO AMBIENTAL. A REPORTAGEM É DE CESAR MENDES.
Na semana em que o governo Lula completou cem dias, o senador Marcio Bittar, do União do Acre, fez críticas a medidas de fiscalização ambiental implementadas na Amazônia pelo Governo Federal. Segundo ele, os produtores rurais da região estão sendo injustamente penalizados.
'' O Governo, eleito na eleição passada, faz agora uma operação na Amazônia, embargando, só no Acre com o Amazonas, 500 mil reses, mais de 2 mil propriedades. As serrarias do Acre, 90% são fechadas. Ato autoritário, sim! E por quê? Porque veja, Presidente, que um rapaz, um modelo, no Rio de Janeiro, andando a 200km/h, atropela e mata uma pessoa e está respondendo o crime em liberdade. Na Amazônia, você chega, lacra serrarias, prende o gado, embarga o gado; e, depois que a pessoa já está condenada, já está pagando pena, é que vai ter que provar que é inocente''.
Ao celebrar a marca dos cem dias do atual governo, o Senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, defendeu as ações adotadas na Região Amazônica.
'' Retomamos o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal e combatemos o genocídio do povo ianomâmi, com ações emergenciais nas áreas de saúde e nutrição, além de dar firme repressão ao garimpo ilegal. Eu ouvi alguém falar que o crime organizado está hegemonizando a Amazônia. E quem foi que permitiu que o crime organizado se instalasse lá? Que governo foi o que permitiu o tráfico de drogas, o contrabando de armas, a pesca ilegal, o garimpo ilegal? Falta de memória - falta de memória.''
38 milhões de pessoas vivem na região amazônica, 13 por cento da população brasileira. Conciliar o desenvolvimento econômico com a importância da preservação da maior floresta tropical do planeta é um dos grandes desafios políticos e sociais do país. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.