Senado aprova inclusão de Uruana de Minas à Região Integrada do Distrito Federal
O Senado aprovou o Projeto de Lei Complementar que inclui o município de Uruana de Minas na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. A Ride do DF e Entorno é composta de 33 municípios, além do Distrito Federal. O texto segue para a Câmara dos Deputados.
Transcrição
O SENADO APROVOU A INCLUSÃO DA CIDADE DE URUANA DE MINAS À REGIÃO INTEGRADA DO DISTRITO FEDERAL
O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR SEGUE PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER PEDRO PINCER.
O Senado aprovou o Projeto de Lei Complementar do senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais, que inclui o município de Uruana de Minas na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. A Ride do DF e Entorno é composta de 33 municípios, além do Distrito Federal. Segundo o autor, Uruana de Minas foi criada a partir da separação de Unaí, que faz parte da região integrada. A nova cidade surgiu pouco antes da Lei Complementar 94, de 1998, que instituiu a Ride. De acordo a com essa norma, municípios provenientes de desmembramentos passariam a compor a região automaticamente. O relator da matéria na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, ressaltou que Uruana está distante 242 quilômetros de Brasília, estando a 642 quilômetros de Belo Horizonte.
A grande diferença de distância de Uruana de Minas a esses dois centros metropolitanos deixa evidente com qual deles há maior dependência e interação econômica e social. Tendo em vista a recente ampliação da área da Ride-DF, o que deixa claro que não existem óbices legais ao pleito, e as ligações econômicas e sociais de Uruana de Minas com o Distrito Federal e seu entorno, parece ser oportuna a inclusão desse município na Ride-DF.
O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Pedro Pincer