Serviços de telecomunicações e de denúncias devem estar preparados para atender pessoas com deficiência
Serviços de telecomunicações e canais que recebam denúncias devem ser equipados e adaptados para atenderem as pessoas com deficiência. Projeto (PL 4486/2019) com esse objetivo foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT). A relatora, Daniella Ribeiro (PSD-PB), ressaltou o aumento do uso de aparatos tecnológicos por esse público e a consequente necessidade que serviços públicos sejam adaptados para esses atendimentos.

Transcrição
SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES E QUE RECEBAM DENÚNCIAS DEVEM SER EQUIPADOS E ADAPTADOS PARA ATENDEREM AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
PROJETO COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE.
Pessoas com deficiência devem ter atendimento diferenciado e adaptado em serviços de telecomunicações. Projeto com esse objetivo foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. A relatora, Daniella Ribeiro, do PSD da Paraíba, acrescentou que canais que recebam denúncias também devem ter adaptações para esse público. Ao ler o relatório de Daniella Ribeiro, o senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, ressaltou a ampliação do acesso das pessoas com deficiência a soluções tecnológicas.
(Confúcio): Inferir que o incremento e uso de serviços de comunicações móveis e a utilização de smartphones tenha sido acompanhado também pelas pessoas com deficiência que passaram a ter a seu alcance equipamentos com mais recursos tecnológicos. Importante então que os serviços públicos de emergência sejam equipados com terminais que permitam o adequado atendimento a essa parcela da população.
O projeto segue agora para análise do Plenário do Senado. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.