Frente Parlamentar de Recursos Naturais inicia nova temporada no Congresso
Em reunião com a presença de representantes dos setores energéticos, foi instalada nesta terça-feira (14) a Frente Parlamentar Mista de Recursos Naturais e Energia. Criador do grupo em 2021, o então senador e atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, esteve na reunião em que foi eleito presidente o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
Transcrição
FRENTE PARLAMENTAR DE RECURSOS NATURAIS INICIA NOVA TEMPORADA NO CONGRESSO.
MAIS DE 50 PARLAMENTARES JÁ ADERIRAM AO GRUPO QUE VAI DEBATER INTERESSES DO SETOR ENERGÉTICO BRASILEIRO. REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO.
Foi instalada a Frente Parlamentar Mista de Recursos Naturais e Energia e eleita sua comissão executiva, além de aprovada uma versão atualizada do estatuto para seu funcionamento. Formado para incentivar a adoção de políticas públicas voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais e à geração e consumo responsáveis de energia, o grupo agora presidido pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba, foi criado inicialmente em 2021 pelo então senador Jean Paul Prates. Atual presidente da Petrobras, ele esteve na reunião e explicou a necessária atuação dos parlamentares na área.
Prates - Essa frente nasceu de dissidências, de um momento especificamente agudo, que foi a MP da Eletrobrás, onde houve uma diáspora de interesses e segmentos disputando e cada um puxando pro lado no Parlamento. Uma confusão: cada um pegava seu parlamentar de estimação, várias frentes inclusive se sobrepondo... E a gente disse: vamos fazer então a frente geral, onde todos se encontram pra debater setores, pra disputar mercado, tempo porque a integração energética tem um tempo e transita de forma diferente: algumas vão pelo gás, outras vão pelo nitrogênio. E os setores novos continuarão precisando de políticas públicas, de leis fortes, de ajudas governamentais.
Veneziano Vital do Rêgo elogiou a ação de Jean Paul Prates como presidente da frente na legislatura anterior.
Veneziano - Se aqui estamos é porque houve uma iniciativa felicíssima do então senador Jean Paul Prates para que nós pudéssemos dar cabo a uma ideia muito importante e oportuna que era instalar a Frente Parlamentar de Recursos Naturais. E Jean esteve à frente produzindo resultados, atraindo o interesse da sociedade brasileira para tratarmos sobre recursos naturais, a transição energética e outras abordagens afins.
Vice-presidente da frente parlamentar, o deputado Zé Vitor, do PL de Minas Gerais, demonstrou otimismo sobre o trabalho a ser feito pelo grupo.
Zé Vitor - Nós temos aqui, pelo conhecimento técnico, pela habilidade política e por essa disposição em debater, uma grande condição de contribuir com o Brasil. Essa frente vai ser vanguardista. Cabe a cada um de nós, de modo ordeiro, dentro de uma frente, que é um ambiente adequado, que nos permite ter discussões mais profundas, além até por vezes das que as próprias comissões tanto da Câmara quanto do Senado, eu acredito que a gente pode avançar junto.
O grupo, que já soma 21 senadores e 38 deputados, continua aberto à adesão de parlamentares. A presidência anunciou que vai propor um cronograma de reuniões regulares a fim de garantir a formulação, aprovação e aplicação das legislações necessárias para o setor. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.