Soraya Thronicke volta a comandar a Comissão de Agricultura e diz que agronegócio brasileiro é sustentável — Rádio Senado
Comissões

Soraya Thronicke volta a comandar a Comissão de Agricultura e diz que agronegócio brasileiro é sustentável

A senadora Soraya Thronicke (União-MS) foi eleita presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. Ela defendeu o agronegócio brasileiro e a distribuição de terras como forma de combater o desmatamento ilegal.

08/03/2023, 18h46 - ATUALIZADO EM 08/03/2023, 18h49
Duração de áudio: 01:48
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
A SENADORA SORAYA THRONICKE VAI PRESIDIR NOVAMENTE A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. ELA DEFENDEU O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E A DISTRIBUIÇÃO DE TERRAS COMO FORMA DE COMBATER O DESMATAMENTO ILEGAL. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: Soraya Thronicke destacou a importância do agronegócio para a economia brasileira. Ela lembrou que esse foi o único setor que registrou crescimento no primeiro ano da pandemia de covid-19. O agronegócio brasileiro é tecnológico, é inclusivo, é vital, é importante e é sustentável. Nossas técnicas de produção tropical, como plantio direto, sistemas integrados e uso de bioinsumos fazem do alimento brasileiro o melhor amigo do meio ambiente e o que mais combate as mudanças climáticas. A senadora do União de Mato Grosso do Sul também reafirmou a importância da distribuição de terras no Brasil. Para Soraya Thronicke, a reforma agrária é mais uma ferramenta para combater o desmatamento ilegal: A reforma agrária é uma ferramenta de inclusão social, com toda certeza. Mas também é a primeira medida necessária para que o desmatamento ilegal seja erradicado no nosso País. Distribuir terras é sinônimo de multiplicar fiscais ambientais, que certamente poderão fiscalizar e denunciar em tempo real qualquer intervenção ilegal em áreas nativas. Já o senador Jaime Bagattoli, do PL de Rondônia, defendeu que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária trabalhe para agilizar as iniciativas de regularização fundiária: Precisamos, urgentemente, dar seguimento a essa regularização fundiária, aonde quem está sendo prejudicado é a maioria dos pequenos produtores de até quatro módulos que são até 240 hectares. Soraya Thronicke volta ao comando da Comissão de Agricultura e Reforma e Agrária depois de ter presidido o colegiado no biênio 2019-2020. O vice-presidente da comissão será escolhido na próxima reunião. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

Ao vivo
00:0000:00