Dia Nacional de Combate às drogas e ao álcool
O dia 20 de fevereiro é conhecido como o Dia Nacional do Combate ás Drogas e ao Alcoolismo. O objetivo do dia é esclarecer a população sobre os danos que o consumo de bebida alcoólica e de drogas provoca no organismo. Pesquisa da Organização Pan-Americana de Saúde, feita em 33 países da América Latina e do Caribe, identificou que as condições impostas pela pandemia de Covid-19 aumentaram o consumo de álcool.
Transcrição
20 DE FEVEREIRO É RECONHECIDO COMO O DIA NACIONAL DO COMBATE AO ALCOOLISMO E ÀS DROGAS.
O OBJETIVO É ALERTAR A POPULAÇÃO SOBRE OS RISCOS DO USO DESSAS SUBSTÂNCIAS PARA A SAÚDE. REPÓRTER CAROL TEIXEIRA.
O dia nacional do combate ao alcool e às drogas acontece no dia 20 de fevereiro para alertar a população sobre os danos que o consumo excessivo de bebida alcoólica e de entorpecentes provoca no organismo. Uma pesquisa da Organização Pan-Americana de Saúde, feita em 33 países da América Latina e do Caribe, identificou que as condições impostas pela pandemia de Covid-19 aumentaram o consumo de álcool. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença e um problema de saúde pública que deve ter atenção de todos os países. E também são temas constantes no Senado. Diversos projetos preveem a regulamentação das propagandas de bebidas alcoolicas e a promoção de campanhas educativas sobre drogas nas escolas. O senador Magno Malta, do PL do Espírito Santo, destacou em plenário a sua luta contra a legalização da maconha.
A minha luta contra as drogas, a legalização... São mais de 40 anos tirando drogados da rua, conhecendo lágrima e sofrimento de uma mãe que chora porque tem um filho drogado.Quem sabe sobre lágrima é uma mãe que tem um filho drogado. A minha luta contra a legalização da maconha vai continuar.
Um levantamento do Ministério da Saúde revelou um aumento de quase 20% no ano de 2020 das mortes associadas ao uso de álcool, que potencializa diversas doenças e transtornos. Sob a supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Carol Teixeira.