Senado vai celebrar o centenário da Previdência Social
O Senado Federal vai homenagear em sessão especial os 100 anos da Previdência Social, celebrados em 24 de janeiro. A iniciativa é do senador Paulo Paim (PT-RS). Ele criticou a Reforma da Previdência que tirou direitos dos brasileiros e defendeu medidas para garantir o superávit previdenciário, como a cobrança de grandes devedores. A data da sessão solene ainda será confirmada.
Transcrição
OS 100 ANOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SERÃO CELEBRADOS EM SESSÃO ESPECIAL NO SENADO.
A DATA DA HOMENAGEM E OS CONVIDADOS AINDA SERÃO CONFIRMADOS. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.
Por iniciativa do senador Paulo Paim, do PT gaúcho, uma sessão especial do Senado vai celebrar os 100 anos da Previdência Social. Criada em 24 de janeiro de 1923, o sistema previdenciário brasileiro foi inspirado no modelo alemão, como explicou Paim.
O Marco da legislação previdenciária no Brasil foi a Lei Eloy Chaves de 1923, que criou a Caixa das Aposentadorias e Pensões, inicialmente voltada apenas para o trabalhador de empresas de estrada de ferro. Mas Eloy Chaves, se inspirou em Otto von Bismarck, que instituiu a Previdência Social alemã em 1883, e nós aqui no Brasil completamos agora o marco dos 100 anos, que foi a nossa em 1923. Nesses 100 anos, a Previdência Social consolidou-se com um dos modelos de proteção mais completas do mundo e conquistou avanços e inovações.
Ao citar que a reforma previdenciária feita pelo governo Bolsonaro trouxe prejuízos aos brasileiros, como a redução de 40% na pensão de viúvos e a mudança no cálculo do benefício, Paulo Paim defendeu medidas para garantir uma previdência justa para todos.
Temos grandes desafios pela frente ainda: garantir o superávit das contas da Previdência, como demonstramos nas CPI da Previdência que tive a honra de presidir; buscar os grandes devedores, devedores contumaz e tantos outros; garantir a política de reajuste da inflação mais PIB para os benefícios da Previdência. Vamos agilizar, temos que agilizar, o atendimento dos benefícios. Hoje temos mais de 5 milhões de pessoas esperando na chamada fila. Fazer com que se volte a ter uma Previdência justa para todos. Já encaminhei à Mesa do Senado uma sessão de homenagem aos 100 anos da nossa Previdência. Vamos festejar os 100 anos, mas alterar aquilo que for necessário.
Atualmente 58 milhões de pessoas contribuem com a Previdência Social, que paga 37 milhões de benefícios todos os meses. A data da sessão especial pelos 100 anos da Previdência ainda será confirmada. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.