Eliziane Gama requer mais integrantes na comissão do ferryboat do Maranhão
A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) apresentou requerimento para aumentar de três para nove o número de senadores titulares da comissão do Ferry Boat de São Luís (RQS 613/2022), com igual número de suplentes. A senadora também pediu que seja respeitada a proporcionalidade partidária da Casa na composição do colegiado. A Comissão Temporária Externa, uma iniciativa (RQS 442/2022) do senador Roberto Rocha (PTB-MA), vai verificar in loco a crise do transporte de Ferry Boat (balsas) no Maranhão. O requerimento de Eliziane Gama será votado no Plenário.
Transcrição
SENADORA QUER AUMENTAR O NÚMERO DE INTEGRANTES DA COMISSÃO DO FERRY BOAT DO MARANHÃO.
O COLEGIADO VAI ACOMPANHAR A SITUAÇÃO DAS BALSAS NO ESTADO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.
Segundo o requerimento apresentado pela senadora Eliziane Gama, do Cidadania maranhense, a Comissão Temporária Externa sobre crise do transporte de Ferry Boat, as chamadas balsas, no Maranhão passará a ter nove titulares e mesmo número de suplentes. Eliziane Gama questionou a composição do colegiado, constituído por três titulares e três suplentes, uma vez que outras comissões temporárias têm de nove a 11 senadores. Ela também solicita que seja respeitada a proporcionalidade partidária.
O meu debate é especificamente em relação à ampliação da comissão. Não existe uma comissão de três membros. Vamos respeitar o Regimento da Casa. Vamos ter a integração dos demais blocos. Por que nós temos que ter só três para dois formar maioria? Isso é ditadura! Vamos deixar mais vagas, vamos permitir que os blocos da Casa façam essa indicação!
A comissão externa é uma inciativa do senador Roberto Rocha, do PTB do Maranhão, e vai realizar diligências para verificar a situação da travessia de Ferry Boat que conecta a região ocidental do Maranhão à capital São Luís. O requerimento para ampliação do número de integrantes do colegiado será votado no Plenário. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.