Comissão apresenta relatório final do Fórum da Geração Ecológica
A Comissão do Meio Ambiente fez uma apresentação pública dos resultados do Fórum de Geração Ecológica. O presidente do colegiado, Jaques Wagner (PT-BA), juntamente com a Cepal, especialistas e representantes de movimentos sociais debateram as propostas do Fórum para uma transição ecológica no país.

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE FEZ UMA APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO RESULTADO DOS TRABALHOS DO FÓRUM DA GERAÇÃO ECOLÓGICA.
LOC: O EVENTO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE ESPECIALISTAS, REPRESENTANTES DE ONGS E MOVIMENTOS SOCIAIS, ALÉM DE OUTROS CONVIDADOS. REPÓRTER CAROL TEIXEIRA.
A ideia do evento foi do senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, presidente da Comissão de Meio Ambiente, em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Entre os convidados, especialistas, representantes de movimentos sociais, da juventude, de ONGs e líderes religiosos que debateram propostas para uma transição ecológica no país. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comentou sobre o relatório final do Fórum da Geração Ecológica.
O relatório contempla um programa de garantia de emprego rural e urbano, o relatório se organiza em cinco áreas temáticas, todas da mais alta importância. São elas bioeconomia, cidades sustentáveis, economia circular e indústria, energia e proteção e restauração e uso da terra.
O aumento das queimadas e do desmatamento no Brasil em 2022 é um grande problema ambiental para o país, e a professora da Universidade de Brasília Mercedes Bustamante reafirmou a importância do fórum na apresentação de soluções para essa questão:
Nesse sentido é importante o trabalho que o fórum traz de não só destacar os problemas, mas de apresentar um rol de soluções bastante viáveis e robustas de como enfrentar esses desafios no Brasil, dentro do contexto da necessidade de uma transição justa e equitativa.
O diretor do Escritório da Cepal no Brasil, Carlos Mussi, destacou a necessidade de planejar um novo modelo de desenvolvimento, baseado em investimentos sustentáveis.
A contribuição do Fórum é principalmente construir uma agenda, uma agenda transformadora com equidade. Uma agenda que sempre traga aqueles elementos da sustentabilidade: o social, o econômico e o ambiental. Ou seja, numa sociedade democrática qual o lugar para isso se não essa casa, a casa do legislativo.
Algumas sugestões feitas pelo Fórum poderão servir de inspiração para a apresentação de projetos de lei por deputados e senadores. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado Carol Teixeira.