Emendas da CRE à LDO priorizam compra de aeronaves de caça, construção de fragatas e divulgação do Brasil no exterior — Rádio Senado
Orçamento 2023

Emendas da CRE à LDO priorizam compra de aeronaves de caça, construção de fragatas e divulgação do Brasil no exterior

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou as três emendas que serão apresentadas ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 (PLN 5/2022). O relatório do senador Esperidião Amin (PP-SC) priorizou a compra de aeronaves de caça, a construção de fragatas e divulgação do Brasil no exterior. O texto segue para análise da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

23/06/2022, 13h45 - ATUALIZADO EM 23/06/2022, 13h46
Duração de áudio: 01:53
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
EMENDAS DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES AO PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA 2023 PRIORIZAM A COMPRA DE CAÇA, CONTRUÇÃO DE FRAGATAS E DIVULGAÇÃO DO BRASIL NO EXTERIOR. AS EMENDAS SEGUEM PARA ANÁLISE DA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTOS. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. Com a relatoria do senador Esperidião Amin, do PP catarinense, as três emendas da Comissão de Relações Exteriores priorizam a recomposição do Núcleo do Poder Naval da Marinha do Brasil - Construção das Fragatas Classe Tamandaré (FCT) - e a aquisição de Aeronaves de Caça e Sistemas Afins para o Projeto FX-2 do Comando da Aeronáutica. Também incentiva o Itamaraty a realizar a difusão cultural e divulgar o Brasil no exterior. Ao explicar que foram apresentadas 102 emendas, das quais 49 incluem ações no Anexo de Prioridades e Metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023 e 53 ao texto do projeto, o senador Chico Rodrigues, do União de Roraima, que presidiu a reunião, comentou a aquisição de aeronaves de caça. Com uma precisão cirúrgica, faz uma síntese de todas essas emendas que foram apresentadas. Tem várias oportunidades aí, inclusive recebendo esses dois caças, que são caças com alta tecnologia, que vão obviamente se incorporar à Força Aérea Brasileira na defesa do nosso espaço aéreo e de uma forma que possam garantir a nossa soberania, pela dimensão, pela localização geopolítica, geoestratégica do Brasil. O senador Espiridião Amim sugeriu que a comissão tenha direito a apresentar quatro emendas. A nossa comissão é de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Nós deveríamos gestionar para termos direito a quatro emendas. São três as Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – e nós somos de Relações Exteriores. Quer dizer, é um jogo desigual porque temos quatro fundamentos e só três emendas. As emendas da Comissão de Relações Exteriores serão analisadas pela Comissão Mista de Orçamentos. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00