Senado aprova política de atenção psicossocial nas comunidades escolares — Rádio Senado
Saúde mental

Senado aprova política de atenção psicossocial nas comunidades escolares

PL 3383/2021
O Senado aprovou nesta-terça-feira (15) o projeto do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. O objetivo é aumentar a integração e articulação de ações nas áreas de educação e saúde voltadas à promoção, prevenção e atenção psicossocial no âmbito escolar. A proposta segue para a Câmara.

15/02/2022, 21h16 - ATUALIZADO EM 15/02/2022, 21h16
Duração de áudio: 02:05
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
SENADO APROVA POLÍTICA DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NAS COMUNIDADES ESCOLARES INTENÇÃO É ARTICULAR AÇÕES NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NESSE SETOR. REPÓRTER PEDRO PINCER    O Senado aprovou o projeto do senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. O objetivo é aumentar a integração e articulação de ações nas áreas de educação e saúde voltadas à promoção, prevenção e atenção psicossocial no universo escolar. O público visado pela proposta inclui alunos, professores, funcionários das escolas, além de pais e responsáveis pelos estudantes. De acordo com o projeto, deverá ser constituído em cada unidade escolar, no prazo máximo de 60 dias após a publicação da lei, um Comitê Gestor de Atenção Psicossocial, formado por profissionais de diversas áreas. Pesquisa do Unicef, de  junho de 2021 aponta que 56% dos adultos disseram que algum adolescente do seu convívio apresentou um ou mais distúrbios relacionados à saúde mental durante a pandemia. O relator, Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba, destaca que essa parcela da população já necessitava de atenção antes da covid-19.  O histórico anterior à pandemia já assinalava o crescimento alarmante dos índices de bullying, depressão, ansiedade, suicídios, automutilação, transtornos de imagem, déficit de atenção e transtornos invasivos de personalidade nessa camada da população.Também entre os profissionais de educação, o histórico pré-pandemia e as análises durante a pandemia evidenciam um segmento social vulnerabilizado e com alta demanda por atenção psicossocial. Para Alessandro Vieira, o projeto favorece especialmente os estudantes de escolas públicas. Não é nenhum tipo de segredo. A maior parte de nós tem filhos e netos em idade escolar e sabe perfeitamente que, mesmo na camada mais privilegiada da sociedade brasileira, os danos causados pela pandemia foram severos, mais ainda para aqueles que estão submetidos às dificuldades e agruras da escola pública. A proposta segue para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Pedro Pincer

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