CRE debateu a internacionalização do turismo cultural da região Nordeste — Rádio Senado
Turismo

CRE debateu a internacionalização do turismo cultural da região Nordeste

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) discutiu nesta quinta-feira (28) a economia criativa do Nordeste, que inclui gastronomia, artesanato e cultura, como meio de internacionalizar o turismo brasileiro. A audiência faz parte do ciclo de debates sobre a cultura de cada região do país. A presidente da CRE, senadora Kátia Abreu (PP-TO), explicou que o objetivo é mostrar ao mundo que o Brasil tem muitos atrativos, não apenas carnaval.

28/10/2021, 17h42 - ATUALIZADO EM 28/10/2021, 17h42
Duração de áudio: 03:14

Transcrição
MAIS UMA AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DISCUTIU A GASTRONOMIA, O ARTESANATO E A CULTURA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO. DESTA VEZ, O FOCO FOI A REGIÃO NORDESTE. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. Além de incentivar o turismo, a economia criativa pode incrementar a economia local. O chefe de cozinha Cumpade João, falou sobre a cadeia gastronômica, que se inicia com pequenos agricultores, passa por prestadores de serviço, como garçons e artistas, e inclui eventos culturais, como a festa junina de Campina Grande, na Paraíba, considerada o maior São João do mundo. E, cantando, destacou o papel das mulheres paraibanas para a economia criativa. Paraíba masculina, mulher macho, sim senhor! Mas eu não vou cantar até o fim. Eu toquei nesse assunto pelo simples fato de serem mulheres que estão tocando essa atitude da valorização da economia criativa. Tem sido feito um trabalho ferrenho para não ter apenas o São João, uma vez só no ano, mas que a gente possa estar mostrando toda essa cultura gastronômica. Também o chefe de cozinha pernambucano César Santos destacou a atuação das mulheres na economia criativa, que, segundo o superintendente no Ceará do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Joaquim Cartaxo, movimentou, em 2017, R$ 179 bilhões e gerou 837 mil empregos formais. Cartaxo apontou como desafios a vencer a informalidade das atividades, a criação de metodologia para precificar trabalhos artísticos e a melhoria da distribuição dos produtos. O representante da prefeitura de Maceió, capital de Alagoas, Antonio Carvalho defendeu mais interação entre o governo, o terceiro setor e a iniciativa privada para desenvolver as potencialidades da economia criativa. Carvalho também sugeriu treinar e utilizar melhor as tecnologias para incentivar o turismo.   Tem uma importância grande também a nesse processo a alfabetização digital. Nós temos meios e ferramentas muito fortes para levar a nossa cultura local, nossos produtos locais, para fora.  Mas as pessoas precisam aprender a usar essas ferramentas, precisam ter acesso a essas ferramentas, para que a gente possa impulsionar. Ao sugerir que o Sebrae, em parceria com outras entidades, faça uma relação oficial de pratos típicos da culinária e as rotas turísticas de cada região, a presidente da Comissão de Relações Exteriores, senadora Kátia Abreu, do PP do Tocantins, explicou que o objetivo é mostrar ao mundo que o Brasil tem muitos atrativos, não apenas carnaval. Então, esse é o nosso foco com essa série de demonstrações, daqui para o mundo, depois. O nosso sonho é que as rotas do Brasil entrem na agenda total e completa dos operadores de turismo e das agências da Europa. Nós queremos o foco deles aqui no Brasil. Para nós, é inadmissível esse desperdício de maravilhas que nós temos. A audiência faz parte do ciclo de debates sobre a cultura de cada região do país como atrativo turístico, o que inclui a gastronomia e o artesanato. A audiência de novembro vai focar na cultura do Sul e Centro-Oeste. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

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