Comissão de Infraestrutura debate privatização do Porto de Itajaí-SC
A Comissão de Infraestrutura debate proposta de privatização do Porto de Itajaí, em Santa Catarina. A bancada estadual e os representantes locais são contrários à mudança na autoridade portuária. Mas o governo federal cita aumento da eficiência portuária com a aprovação do projeto.
Transcrição
A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DEBATE PROPOSTA DE PRIVATIZAÇÃO DO PORTO DE ITAJAÍ, EM SANTA CATARINA.
GOVERNO CITA AUMENTO NA EFICIÊNCIA, MAS BANCADA ESTADUAL E REPRESENTANTE LOCAIS SÃO CONTRÁRIOS À MUDANÇA NA AUTORIDADE PORTUÁRIA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA.
Em defesa da proposta do governo federal para mudar o modelo de privatização do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, o representante do Ministério da Infraestrutura afirmou que o objetivo é aumentar a capacidade de atuação e dar mais eficiência ao serviço. Já os representantes do município, do setor empresarial e de sindicatos de trabalhadores locais são favoráveis à manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal na delegação do empreendimento, assim como o senador Espiridião Amin, do PP catarinense.
Experiência é privatizar a autoridade portuária e essa nós não queremos, porque como está não é uma experiência, são 28 anos e os resultados foram bons, houve um crescimento exponencial que coloca o complexo portuário como o segundo mais importante do Brasil.
Para Jorginho Mello, do PL de Santa Catarina, é importante se chegar a um consenso para beneficiar a população local e o desenvolvimento econômico.
Para que a gente encontre o melhor caminho que acolha a modernidade, acolha a possibilidade de crescimento do porto, mas que também leve em conta a história de tantos anos de trabalho, fiscalização que exerce a autoridade portuária.
O complexo portuário de Itajaí movimenta mais de 70% do comércio de Santa Catarina, por onde passam cerca de US$ 16 bilhões anualmente, o equivalente a quase 5% do comércio nacional. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.