CRA debate projeto para reorganizar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Agropecuária — Rádio Senado
Audiência pública

CRA debate projeto para reorganizar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Agropecuária

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária fez nesta quarta-feira (6) o terceiro debate sobre proposta (PL 6417/2019) que reorganiza o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Agropecuária. O SNPA pretende integrar universidades, instituições de pesquisa, agências de fomento, incubadoras de empresas e associações de produtores rurais. O relator da proposta é o presidente da CRA, Acir Gurgacz (PDT-RO).

06/10/2021, 12h43 - ATUALIZADO EM 06/10/2021, 12h43
Duração de áudio: 01:38
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA FEZ HOJE O TERCEIRO DEBATE SOBRE PROPOSTA QUE REORGANIZA O SISTEMA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA A AGROPECUÁRIA. O SNPA PRETENDE INTEGRAR UNIVERSIDADES, INSTITUIÇÕES DE PESQUISA, AGÊNCIAS DE FOMENTO, INCUBADORAS DE EMPRESAS E ASSOCIAÇÕES DE PRODUTORES RURAIS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO: O Diretor-Executivo de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento, Sérgio de Zen, espera que o novo sistema ajude a integrar pesquisadores, iniciativa privada e Poder Público. Ele pediu ainda atenção especial para o pequeno e médio produtor. Nós temos o grande produtor que é aquele que consegue contratar uma consultoria. Consegue contratar profissionais. Mas existe a massa da produção. O médio produtor que é esse de 20 hectares, 50 hectares, que representa 60% da produção brasileira que estão necessitando do estado como provedor de soluções, de tecnologia e de informações para que tomem a decisão correta. O relator do projeto que cria o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Agropecuária e presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, concordou que é preciso fazer com que a pesquisa chegue na ponta. Necessitamos de ciência e tecnologia para avançarmos na agricultura. Principalmente os pequenos, agricultura familiar tem que ter acesso. Todo trabalho de ciência e tecnologia tem que chegar na ponta.  No nosso agricultor, nosso produtor, que está espalhado por vários cantos no país. O diretor da Conab, Sérgio de Zen, falou também da importância de trazer jovens cientistas para o mercado de trabalho, já que muitas vezes eles acabam apenas estudando e o conhecimento não é aplicado na prática. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

Ao vivo
00:0000:00