Aprovada inclusão do empreendedorismo nos currículos de escolas e universidades — Rádio Senado
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Aprovada inclusão do empreendedorismo nos currículos de escolas e universidades

O Plenário aprovou o PL 2944/2021, de iniciativa da senadora Kátia Abreu (PP-TO), que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para incluir os temas do empreendedorismo e da inovação nos currículos da educação básica e superior. Kátia Abreu argumenta que a educação empreendedora já é uma realidade nos países desenvolvidos e que a educação brasileira ainda está centrada em pedagogias e metodologias relativamente dissociadas dos atuais desafios econômicos e sociais.

30/09/2021, 20h57 - ATUALIZADO EM 30/09/2021, 20h57
Duração de áudio: 02:42
Gustavo Grunewald/PMC

Transcrição
O PLENÁRIO APROVOU O PROJETO QUE MUDA A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO PARA INCLUIR NOS CURRÍCULOS TEMAS RELACIONADOS AO EMPREENDEDORISMO E À INOVAÇÃO A IDEIA É CONTRIBUIR PARA MELHORAR O AMBIENTE DE NEGÓCIOS NO BRASIL, POR MEIO DA EDUCAÇÃO, GERANDO IMPACTOS POSITIVOS NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. A REPORTAGEM É DE REGINA PINHEIRO: A proposta determina que os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio incluirão o empreendedorismo e a inovação como temas transversais. Os conteúdos curriculares da educação básica deverão ainda observar diretrizes de orientação para o trabalho, empreendedorismo e inovação, com atenção a competências como conhecimento e pensamento científico, crítico e criativo. Define também que a educação superior terá por finalidade estimular o empreendedorismo e a inovação, inclusive por meio de programas e cursos específicos de formação de docentes nestas áreas, visando à conexão entre os conhecimentos técnicos e científicos e o mundo do trabalho e da produção. A autora, senadora Kátia Abreu, do PP do Tocantins, cita pesquisa de 2017 do Sebrae, na qual 42% dos especialistas consultados apontaram a educação como essencial para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. A senadora avalia que a educação brasileira ainda está centrada em pedagogias e metodologias sem relação com os desafios econômicos e sociais.  Kátia Abreu informa que há vários estudos que ligam o empreendedorismo a melhores níveis de produtividade e inovação e outros que associam o empreendedorismo ao desenvolvimento econômico, causando impactos positivos na geração de emprego e renda. Em seu relatório, a senadora Leila Barros, do Cidadania do Distrito Federal, ressaltou que a escola precisa sair do século XIX:  a ênfase que o projeto busca dar ao empreendedorismo e à inovação é sem dúvida necessária para incentivar a formação de um novo paradigma voltado para o pensamento criativo, para o rompimento com o rotineiro por meio de novos caminhos, para a capacidade de reinvenção e de engendrar soluções pertinentes. A escola precisa sair do século XIX, no qual foi concebido seu persistente modelo, e incorporar as mudanças que a contemporaneidade nos apresenta, de forma a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, que ofereça oportunidades de crescimento e realização para todos Agora, o projeto será analisado pela Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Regina Pinheiro

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