Comissão debate importância do turismo gastronômico para o desenvolvimento regional — Rádio Senado
Audiência pública

Comissão debate importância do turismo gastronômico para o desenvolvimento regional

Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional debate a importância do turismo gastronômico e da economia criativa para o desenvolvimento regional. Além de promover a imagem do país no exterior, especialistas afirmam que o setor pode ajudar o Brasil a combater a pobreza.

02/09/2021, 14h02 - ATUALIZADO EM 02/09/2021, 16h17
Duração de áudio: 02:39
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Transcrição
A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DEBATEU A IMPORTÂNCIA DO TURISMO GASTRONÔMICO E DA ECONOMIA CRIATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ALÉM DE PROMOVER A IMAGEM DO PAÍS NO EXTERIOR, ESPECIALISTAS AFIRMAM QUE O SETOR PODE AJUDAR O BRASIL A COMBATER A POBREZA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. A economia criativa engloba música, cinema, manufaturas como o artesanato e as biojóias, design e culinária regional, que no Brasil explora ingredientes exóticos como o açaí, a tapioca e outras frutas e temperos tropicais. Dados da Federação das Indústrias revelam que a participação desse segmento no PIB foi de 2,6% e gerou mais 830 mil empregos formais em 2018. Para o diretor do Sebrae, Vinícius Lages, a economia criativa tem enorme potencial de geração de renda e de promoção do crescimento do turismo no país. Mas ele considera fundamental investir nesse patrimônio simbólico. A valorização do patrimônio simbólico, da estética, das narrativas, da história, das identidades dos territórios, se nós não olharmos pra dentro, não nos conhecermos, nós não teremos condição de nos projetarmos pro mundo de maneira coerente. O representante do Ministério do Turismo, William França, afirmou que o Brasil tem capacidade de internacionalizar a cultura regional e promover o turismo gastronômico, assim como fazem outros países europeus, latinos e asiáticos. E apontou que o segmento movimentou U$ 150 bilhões em todo o mundo antes da pandemia. O setor tem um impacto econômico, movimentava cerca de 150 bilhões em todo o mundo. 69% dos turistas trazem produtos alimentícios como presente de viagem, tudo isso bem na bagagem. 8% do total de negócios que foram iniciados no Brasil em 2018 eram relacionados a alimentação fora do lar. 4,3 milhões de estabelecimento rurais de agricultores familiares movimentaram cerca de 52 milhões de dólares. Para a presidente da Comissão de Relações Exteriores, Kátia Abreu, do PP do Tocantins, a economia criativa também pode ajudar a eliminar a pobreza do país. Nada é mais importante para um país como o Brasil, identificado por sua riqueza natural, por sua cultura diversa, pela criatividade e talento do seu povo, do que se engajar construtivamente no esforço coletivo de promoção e internacionalização da indústria criativa como instrumento para alcançarmos a eliminação da pobreza. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex, declarou que reconhece a importância da diversidade cultural e da gastronomia local na criação e divulgação de uma identidade brasileira e que trabalha pela divulgação internacional dessas riquezas nacionais. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira. 

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