Comissão de Agricultura debate infraestrutura do agronegócio
A Comissão de Agricultura faz a partir desta quinta-feira (12) uma série de audiências públicas para debater a infraestrutura do agronegócio nacional. A duplicação da rodovia BR-364, que liga Porto Velho, em Rondônia, a Comodoro, no Mato Grosso, é o tema do primeiro encontro, além da manutenção da rodovia BR 319.
Transcrição
A COMISSÃO DE AGRICULTURA FAZ UMA SÉRIE DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA DEBATER INFRAESTRUTURA DO AGRONEGÓCIO.
DUPLICAÇÃO DA RODOVIA BR-364 QUE LIGA PORTO VELHO, EM RONDÔNIA, A COMODORO, NO MATO GROSSO, É O TEMA DO PRIMEIRO ENCONTRO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA.
Atualmente, metade dos grãos produzidos no Brasil são exportados pelo corredor rodoviário da região Norte, que apresenta o menor custo para transporte e frete, chegando a custar R$ 180 por tonelada escoada. Para o presidente da Comissão de Agricultura, Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, a manutenção dessas estradas pode levar mais lucro ao campo e dar mais segurança aos trabalhadores envolvidos nessa cadeia. Em audiência pública sobre a infraestrutura do agronegócio, o senador destacou que, apesar do grande crescimento econômico impulsionado pela produção rural, não há investimento suficiente na infraestrutura de transporte na região. Ele ainda alertou para a necessidade urgente da duplicação da rodovia BR 364, que liga Porto Velho, em Rondônia, a Comodoro, em Mato Grosso.
A economia da região norte do Brasil tem crescido mais que a média nacional há muito tempo, no entanto tem o maior índice de rodovias em condições adversas. Um caso típico do baixo investimento do governo federal na região norte é o caso da BR 364, principal artéria viária de Rondônia e tem importância estratégica para nosso país.
Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, criticou o modelo de licitação baseado no menor preço para as obras em rodovias e defendeu flexibilidade do teto de gastos para essas atividades.
O modelo de licitação baseado no menor preço tem propiciado mais fracassos e problemas do que êxito e sucesso, e o limite no teto de gastos praticamente está inviabilizando obras de infraestrutura que são fundamentais para o desenvolvimento da maior parte do Brasil.
Já o senador Carlos Fávaro, do PSD de Mato Grosso, afirmou que o avanço da lavoura e o desenvolvimento social dependem da melhoria nas rodovias que atravessam a área.
a sociedade e o desenvolvimento desse país exigem essa infraestrutura mais eficiente. Temos nessa rodovia BR 364 o grande canal de ligação e de desenvolvimento, não só pro agro, mas também do desenvolvimento social, da geração de emprego da qualificação, da agroindústria caminhando a passos largos.
Durante o debate, representante do setor agropecuário lembrou a importância de investir em logística para facilitar o escoamento da produção. A Confederação Nacional da Agricultura apontou a evolução para o triplo da quantidade de grãos colhidos entre 2009 a 2020, enquanto a infraestrutura utilizada segue sem modificação. Já o Ministério e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, DNIT, estudam soluções para o problema, aliando a manutenção das estradas com a proteção ambiental. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.