Para Ernesto Araújo, decisões sobre adesão ao Covax Facility eram de responsabilidade do Ministério da Saúde — Rádio Senado
Flash

Para Ernesto Araújo, decisões sobre adesão ao Covax Facility eram de responsabilidade do Ministério da Saúde

O ex-ministro de Relações Exteriores Ernesto Araújo afirmou nesta terça-feira (18) que não eram de sua responsabilidade os termos de adesão ao consórcio de vacinas Covax Facility. Araújo disse que a responsabilidade sobre números da adesão era do Ministério da Saúde.

18/05/2021, 11h51 - ATUALIZADO EM 18/05/2021, 11h51
Duração de áudio: 01:56
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O EX-MINISTRO DE RELAÇÕES EXTERIORES ERNESTO ARAÚJO AFRIMOU QUE DECISÕES SOBRE ADESÃO AO COVAX FACILITY ERAM DE RESPONSABILIDADE DO ENTÃO MINISTRO DA SAÚDE, EDUARDO PAZUELLO. LOC: ARAÚJO AFIRMOU QUE PRESIDENTE NÃO PARTICIPOU DE REUNIÃO DE DEFINIÇÕES SOBRE A PORCENTAGEM DE VACINAS NO CONSÓRCIO. REPÓRTER RODRIGO RESENDE. (Repórter Ao refazer perguntas a partir de questionamentos de observações de internautas, o relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros, quis saber de Ernesto Araújo, ex-chanceler, mais detalhes sobre a adesão brasileira ao Covax Facility. O país poderia ter vacinas para 50 por cento da população, mas assinou o contrato para dez por cento das doses. O relator destacou: (Renan Calheiros) O importante é que nós tenhamos respostas objetivas. Pois presidente, nós estamos sendo acompanhados por uma grande audiência. Essa é a é a primeira comissão parlamentar de inquérito com a participação decisiva dos internautas. Eu vou lhe dar só um exemplo, eu recebo eh recomendações de vários internautas eh dizendo que objetivamente o senhor não respondeu sobre algumas perguntas que eu lhe fiz. Quem estava na reunião da Casa Civil? Repetindo. (Ernesto Araújo) Perfeito, eu falei minha resposta, mas posso repetir. Eu recordo foi os ministros... chefe da Casa Civil e o ministro da saúde e, não me lembro se era o ministro, mas representante do Ministério da Ciência e Tecnologia. (Renan Calheiros) O Presidente não estava, nem ninguém representando o Presidente, além desses ministros? (Ernesto Araújo) Presidente, certamente não, não me lembro de algumas outras pessoas, funcionários da presidência, né? (Renan Calheiros) E outra pergunta que eu fiz, que os internautas lembram que eu não obtive a resposta, infelizmente, quem no Ministério da Saúde deu a ordem sobre os dez por cento e não sobre os cinquenta. (Ernesto Araújo) Eh, não sei quem deu a ordem, entendo que a decisão do Ministério da Saúde, responsabilidade do do Ministro da Saúde e como eu disse, não me lembro como isso foi nos foi comunicado nessa ocasião. (Repórter) Ernesto Araújo afirmou que nunca foi contra a adesão ao Covax Facility. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00