Sancionada lei que facilita envio de material genético ao exterior durante epidemias — Rádio Senado
Saúde

Foi sancionada a nova lei que facilita o envio de material genético ao exterior durante epidemias. O objetivo é permitir a colaboração internacional rápida com centros de pesquisa de outros países em situações de emergência em saúde pública. A proposta foi apresentada pelo senador José Serra (PSDB-SP) em 2016, durante surto de doenças provocada pelo mosquito Aedes Aegypti.

22/04/2021, 13h31 - ATUALIZADO EM 22/04/2021, 13h31
Duração de áudio: 01:46
stockphotos/diretos reservados

Transcrição
LOC: SANCIONADA A NOVA LEI QUE FACILITA ENVIO DE MATERIAL GENÉTICO AO EXTERIOR DURANTE EPIDEMIAS. LOC: O OBJETIVO É PERMITIR A COLABORAÇÃO INTERNACIONAL RÁPIDA COM CENTROS DE PESQUISA DE OUTROS PAÍSES EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. (Repórter) A nova lei autoriza o Sistema Único de Saúde a simplificar os procedimentos para a remessa de amostras genéticas, como vírus ou tecido humano, a instituições de pesquisa de outros países em casos de epidemia no Brasil. A ideia é promover a colaboração internacional em estudos científicos, garantindo a participação brasileira nos lucros produzidos pela análise dos casos. A proposta foi apresentada pelo senador José Serra, do PSDB de São Paulo, ex-ministro da Saúde, durante um surto de dengue e zika em 2016. José Serra destacou a necessidade de aliar pesquisa científica a investimentos em saneamento básico. (José Serra) Em qualquer hipótese, a questão da zika e da dengue está relacionada com a questão do saneamento. Essa é a diferença do Brasil com relação a países desenvolvidos. E o saneamento não pode ser separado da saúde. Sou a favor de nós começarmos a produzir vacinas, remédios efetivos e tudo o mais, mas essa é uma outra batalha. O que nós temos que fazer é dar a luta do dia a dia. Rep: O senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, que também já foi ministro da Saúde, defendeu o trabalho de estudiosos de todo o mundo no combate às doenças infecciosas. (Marcelo Castro) Essa é uma tarefa que não cabe só aos governos, é uma responsabilidade de todos os brasileiros e de toda a humanidade estar juntos, unidos para combater esse mosquito e as enfermidades tão graves que ele transmite. (Repórter) Segundo o projeto, a cooperação com pesquisadores internacionais serve como medida de prevenção, controle e contenção de riscos e danos à saúde pública provocados pela disseminação nacional de agentes infecciosos.

Ao vivo