Senado aprova atendimento psicológico e psiquiátrico no SUS para pacientes afetados pela pandemia
O Senado aprovou o projeto que vai garantir atendimento psicológico e psiquiátrico pelo SUS para pacientes que se sintam afetados pela pandemia. De autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), a proposta prevê que os pacientes sejam assistidos de maneira virtual, por teleconsulta. O relator, senador Humberto Costa (PT-PE), destacou que o SUS poderá firmar parcerias para esse atendimento, que vai priorizar os trabalhadores da área da saúde. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.
Transcrição
LOC: SENADO APROVA ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E PSIQUIÁTRICO NO SUS PARA PACIENTES AFETADOS PELA PANDEMIA.
LOC: O PROJETO PREVÊ TELECONSULTA E ASSISTÊNCIA PRIORITÁRIA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN
TÉC: Os senadores aprovaram um projeto que vai garantir atendimento psicológico e psiquiátrico no Sistema Único de Saúde para pessoas afetadas pela pandemia. Pesquisas revelam o aumento da ansiedade e da depressão em decorrência da covid-19. Se inicialmente causados pela quarentena, nos casos de contaminação, e do isolamento social, esses transtornos se agravaram neste ano pelo medo da contaminação e morte, além do luto e dificuldades financeiras. Pelo projeto, caberá aos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS – fazerem esse atendimento. Entre os sintomas comuns de pessoas afetadas pela pandemia estão mudanças de humor com destaque para irritabilidade e tristeza, sensação de medo, alteração no apetite e sono, além do consumo excessivo de álcool. O relator, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, ressaltou o atendimento prioritário para profissionais da saúde, segurança e limpeza, que não pararam na pandemia.
(Humberto) Os profissionais da limpeza urbana, os profissionais da segurança por estarem mais expostos e terem a incerteza de trabalhar e de talvez adquirirem a doença. Então, essa é uma preocupação que nós temos de que esse processo que se abre com a possibilidade de um atendimento à área de saúde mental em especial ter esse olhar que envolva também essas pessoas.
REP: O projeto também autoriza o SUS a firmar parcerias com a iniciativa privada para reforçar o atendimento. Além disso, prevê que a União destinará mais recursos para os fundos de saúde dos Estados, Municípios e do Distrito Federal, que aderirem ao programa. O autor, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, destacou a autorização para o atendimento pelo telefone.
(Acir) O teleatendimento é uma realidade para o atendimento privado. As pessoas estão sendo atendidas via computador, telefone celular FaceTime etc. Isso é um avanço muito grande, rapidez no atendimento. A qualidade não diminuiu em nada, pelo contrário e dá uma segurança de saúde tanto para o médico quanto para o paciente também.
REP: O projeto segue para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Hérica Christian.