20 de Janeiro é o Dia do Farmacêutico
O Dia do Farmacêutico no Brasil é celebrado no dia 20 de janeiro. A data destaca o importante papel destes profissionais e, este ano, traz como tema da campanha “Farmacêuticos são essenciais e merecem nosso reconhecimento”. Além disso, em 2021 a data será celebrada em meio à pandemia da covid-19, período em que os farmacêuticos desempenharam papel fundamental na pesquisa para o desenvolvimento da vacina, na realização de testes rápidos para diagnóstico da doença e na manutenção do atendimento mesmo durante o período de quarentena e lockdown. A reportagem é de Lara Kinue.
Transcrição
LOC: NO DIA 20 DE JANEIRO É CELEBRADO O DIA DO FARMACÊUTICO NO BRASIL.
LOC: A DATA FOI ESCOLHIDA EM FUNÇÃO DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FARMACÊUTICOS. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE
(Repórter) No dia 20 de janeiro é celebrado o Dia do Farmacêutico no Brasil. A data foi escolhida em homenagem a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos, que aconteceu em 1916. O objetivo da data comemorativa é de promover a valorização e o estímulo à profissão. A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal, Gilcilene Chaer, destacou algumas das principais atribuições dos farmacêuticos e lembrou que o diagnóstico e a prescrição de medicamentos não estão entre as competências destes profissionais.
(Gilcilene Chaer) Todas as dúvidas relacionadas ao medicamento, desde o seu uso, a conciliação medicamentosa, as interações com outros medicamentos e alimentos, elas devem ser tiradas pelo farmacêutico. Além disso, o farmacêutico está em mais de 120 áreas de atuação como por exemplo os laboratórios de análises clínicas, nas farmácias magistrais, na docência, então o farmacêutico tem uma vasta área de conhecimento e atuação.
(Repórter) Gilcilene Chaer ressaltou a importância dos farmacêuticos neste período de pandemia:
(Gilcilene Chaer) Pra vocês terem uma ideia da importância desse profissional, ele está envolvido em todas as fases dessa vacina, desde a pesquisa científica até a validação e autorização para o seu uso pelos farmacêuticos da Anvisa. Nessa pandemia o farmacêutico teve papel fundamental também na informação à população sobre medicamentos e vitaminas. Então o farmacêutico além de fazer essa orientação, ele também desestimulou a automedicação e o uso de medicamentos sem comprovação cientifica.
(Repórter) Além da participação nas pesquisas para o desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19, os farmacêuticos atuam na realização de testes rápidos nas farmácias e no apoio ao atendimento em hospitais, ambulatórios e clínicas.