Heinze quer suspender veto da Anvisa a uso de herbicida
Projeto de decreto legislativo (PDL 404/2020) apresentado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) quer sustar o decreto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe comercialização e uso do herbicida Paraquat por possíveis danos à saúde. Heinze justificou que a suspensão do uso do produto será prejudicial para o agronegócio nacional e que só há risco no caso de manejo incorreto da substância. Mais informações com Lívia Torres.
Transcrição
LOC: O SENADOR LUIS CARLOS HEINZE, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL, APRESENTOU PROJETO PARA BLOQUEAR VETO DA ANVISA QUE PROIBE COMERCIALIZAÇÃO DO HERBICIDA, PARAQUATE.
LOC: A DECISÃO É DE 2017 E COMEÇA A VALER NESTE ANO. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES:
TÉC: O senador Luis Carlos Heinze, do PP do Rio Grande do Sul, apresentou um projeto de decreto legislativo para sustar uma resolução da Anvisa que bloqueia, a partir deste ano o uso do herbicida Paraquate. Na justificativa do projeto, o senador declarou que o agronegócio está correndo o risco de perder uma das ferramentas mais importantes para o cultivo das principais culturas nacionais. A norma da Anvisa foi editada em 2017 e deu o prazo de três anos para o fim do uso do Paraquate por considera-lo prejudicial à saúde. Heinze justifica que o produto não apresenta risco para os consumidores, apenas para os trabalhadores que o manipularem de forma indevida e que o produto é utilizado em 85 países. O projeto aguarda votação em plenário. Com Supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Lívia Torres.
PROJETO: PDL 404/2020