Campanha Setembro Verde incentiva doação de órgãos, em baixa na pandemia
A pandemia da covid-19 trouxe desafios para saúde pública no Brasil, entre eles a baixa no número de doadores de órgãos para transplantes. A projeção é que o Brasil deve realizar 3.621 cirurgias em 2020, uma queda de 60,6% em relação a 2019. A campanha Setembro Verde se dedica anualmente ao esclarecimento da população sobre a importância da doação de órgãos. A reportagem é de José Odeveza.
Transcrição
LOC: CAMPANHA SETEMBRO VERDE INCENTIVA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS, EM BAIXA NA PANDEMIA
LOC: QUEDA DE DOADORES JÁ ATINGE 26,1% EM RELAÇÃO A 2019. REPORTAGEM JOSÉ ODEVEZA.
TÉC: A pandemia da covid-19 trouxe diversos desafios para a saúde pública no Brasil, entre eles a baixa no número de doadores de órgãos para transplantes. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a diminuição atingiu com mais intensidade as cirurgias de córneas, pâncreas, coração e pulmão. A projeção é que o Brasil deve realizar 3.621 cirurgias em 2020, uma queda de 60,6% em relação a 2019. Com a campanha Setembro Verde, órgãos públicos devem incentivar para que as pessoas se tornem doadores, conscientizando sobre a importância do ato solidário. O senador Humberto Costa do PT de Pernambuco que é autor da proposta que pretende instituir a chamada doação presumida, onde todo brasileiro nasce doador e pode posteriormente optar por não realizar a doação, vê na medida uma saída para a falta de órgãos nos bancos de transplantes.
(Humberto Costa). A doação de órgãos é algo essencial para que nós possamos garantir sobrevivência a milhares de brasileiros que por das mais diversas necessitam de um transplante. Hoje somos o maior transplantador público de órgãos do mundo, portanto que nós possamos trabalhar a conscientização da população para que a doação de órgãos permaneça.
(LOC). Durante todo o mês de setembro os órgãos públicos devem incentivar para que as pessoas se tornem doadores debatendo a importância do ato solidário. O ponto alto da campanha Setembro Verde acontece no dia 27, quando o país comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Sob supervisão de Maurício de Santi da Rádio Senado, José Odeveza.