Está aberta consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2020 — Rádio Senado
Receita Federal

Está aberta consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2020

Foi liberada nesta sexta-feira (22) a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020, com previsão de pagamento já no dia 29 de maio. A antecipação dos valores teria o objetivo de minimizar os impactos da crise econômica causada pelo Coronavírus. Como forma de reduzir perdas das famílias, o senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, apresentou o Projeto de Lei 2589 de 2020, para aumentar faixa de isentos do IR. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

22/05/2020, 17h28 - ATUALIZADO EM 22/05/2020, 18h19
Duração de áudio: 02:06
Brasília - Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Transcrição
LOC: ESTÁ ABERTA A CONSULTA AO PRIMEIRO LOTE DE RESTITUIÇÕES DO IMPOSTO DE RENDA 2020. LOC: E OS CONTRIBUINTES AINDA PODEM ENTREGAR AS DECLARAÇÕES REFERENTES AO EXERCÍCIO DE 2019 ATÉ O FINAL DE JUNHO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: A consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2020 pode ser feita pelo telefone 146, ou pelo endereço na internet receita.fazenda.gov.br. O pagamento sai no dia 29 e vai beneficiar mais de 900 mil pessoas, com um total de R$ 2 bilhões de reais. Esse primeiro bloco é referente aos que têm prioridade legal, como idosos, deficientes físicos ou mentais. A liberação foi antecipada para ajudar a minimizar os efeitos econômicos da pandemia do Coronavírus. E além desse adiantamento das restituições, houve mudança também no número de lotes: antes eram sete e agora são apenas cinco, com a previsão de concluir esses pagamentos até setembro. Ainda por causa da emergência sanitária internacional, o prazo final de entrega da declaração também sofreu alteração e foi estendido por mais 60 dias, passando para o dia 30 de junho. Até agora quase 15 milhões de um total de 32 milhões de brasileiros já enviaram os dados para a Receita Federal. Com as dificuldades financeiras enfrentadas pela população por causa da desaceleração da economia, o senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, defende modificações nas faixas de tributação do imposto e o aumento do limite para classificação de isentos ao IR, como forma de reduzir os prejuízos das famílias. (JAYME) É uma medida simples e pontual, para isentar de pagamento quem ganha até três mil reais mensais enquanto perdurar o estado de calamidade pública no país. Atualmente o teto de isenção é de 1.903 reais. Quase 8 milhões de contribuintes que hoje pagam imposto de renda se tornariam isentos. Rep: Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria aponta que a perda de renda mensal já atinge 40% dos brasileiros, e que 77% das famílias já foram obrigadas a retrair o consumo. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00