Eduardo Girão propõe linha de crédito especial para profissionais liberais
Os profissionais liberais podem ganhar uma linha de crédito especial para superar esta fase de isolamento social. É o que diz projeto de lei (PL 2424/2020) que pode ser votado nesta quinta-feira (19) em sessão remota do Senado. O autor do projeto de lei, senador Eduardo Girão (Podemos-CE), diz que a ideia é socorrer categorias ainda esquecidas pelas medidas de mitigação dos efeitos da pandemia. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

Transcrição
LOC: OS PROFISSIONAIS LIBERAIS PODEM GANHAR UMA LINHA DE CRÉDITO ESPECIAL PARA SUPERAR ESTA FASE DE ISOLAMENTO SOCIAL.
LOC: É O QUE DIZ PROJETO DE LEI QUE PODE SER VOTADO NESTA QUINTA-FEIRA EM SESSÃO REMOTA DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
(Repórter) A proposta diz que o Tesouro Nacional vai disponibilizar uma linha especial de crédito aos profissionais liberais que atuem como pessoa física. O autor do projeto de lei, senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará, diz que a ideia é socorrer categorias ainda esquecidas pelas medidas de mitigação dos efeitos da pandemia.
(Eduardo Girão) Pessoas valorosas, profissionais liberais autônomos, pessoas físicas, Que até agora não teve uma alternativa para eles. E as contas estão chegando também. Conta de luz, aluguel. E isso tudo angustia essas pessoas que prestam um serviço importante à sociedade.
(Repórter): O dinheiro deverá ser utilizado no custeio, manutenção e formação de estoques bem como para salários e contribuições. O financiamento será de até 50 mil reais por pessoa, a ser quitado em até vinte e quatro parcelas mensais e com o início do pagamento até 31 de dezembro de 2021. O projeto fixa a taxa de juros em dois e meio por cento ao ano e isenta o empréstimo do IOF, Imposto sobre Operações Financeiras.
PL 2424/2020