Ministro da Saúde falará ao Senado na quarta
O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, participará de uma videoconferência no Senado nesta quarta-feira (29) para falar sobre o combate ao coronavírus. O vice-líder do PT, senador Humberto Costa (PE), argumenta que em meio à pandemia e à falta de recursos, o ministro sequer recebeu os secretários estaduais e municipais de Saúde. Já, o vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues (DEM – RR), avalia que o novo ministro da Saúde, por ser cientista e gestor, se sairá muito bem na sessão com os senadores. O requerimento da senadora Rose de Freitas (Podemos - ES), foi aprovado pelo Plenário. As informações são da repórter Hérica Christian. Ouça o áudio com mais detalhes.
Transcrição
LOC: NOVO MINISTRO DA SAÚDE PARTICIPARÁ DE SESSÃO VIRTUAL DO SENADO NA QUARTA-FEIRA PARA ESCLARECER AS AÇÕES DO GOVERNO NO COMBATE À COVID-19.
LOC: OPOSIÇÃO QUESTIONA INÉRCIA DO GOVERNO FEDERAL AO CITAR QUE O BRASIL JÁ SE EQUIPAROU A CHINA EM NÚMERO DE MORTOS POR CORONAVÍRUS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN:
TÉC: O Plenário aprovou por unanimidade um requerimento da senadora Rose de Freitas, do Podemos do Espírito Santo, para que o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, participe de uma videoconferência para tratar da ajuda aos estados e municípios. Diversos senadores questionaram a atuação de Nelson Teich, que substituiu Luiz Henirque Mandetta demitido no último dia 16 por ser contrário ao fim da quarentena. O vice-líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, argumentou que em meio à pandemia e à falta de recursos, o ministro sequer recebeu os secretários estaduais e municipais de Saúde.
(H.Costa) O ministro da Saúde está há dez dias totalmente em inação. A única coisa que propõe é criar mecanismos para relaxar o isolamento social. Prometeu 14.100 respiradores, mas disse que até o final do mês só garante 272. E nós estamos vendo o drama da falta de UIT para atender a todas as pessoas, da falta de testes e da falta de equipamentos de proteção individual.
REP: O vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, avalia que o novo ministro da Saúde, por ser cientista e gestor, se sairá muito bem na sessão com os senadores.
(Chico) Então, ele não é mágico. Ele vai obviamente mostrar que as coisas elas estão no seu curso normal. Obviamente que nós temos problemas gravíssimos de fornecimento de EPIs e o governo está adquirindo. Temos problemas graves também para adquirir os testes rápidos e outros problemas também, como respiradores, UTI, hospital de campanha. Enfim, é uma operação de guerra.
REP: A videoconferência com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, ocorrerá na tarde desta quarta-feira, a partir das quatro e meia, e poderá ser acompanhada pela Rádio e TV Senado ao vivo. Da Rádio Senado, Hérica Christian.
RQS 275/2020