CAS vai debater câncer de colo de útero e efeitos do Zika vírus em adultos — Rádio Senado
Comissões

CAS vai debater câncer de colo de útero e efeitos do Zika vírus em adultos

O combate ao câncer de colo de útero e os efeitos do Zika Vírus no cérebro de adultos infectados serão temas de audiências pública essa semana na Comissão de Assuntos Sociais. A primeira discussão, prevista para esta terça-feira, terá enfoque nas ações de prevenção, na vacina de HPV e no tratamento do câncer de colo de útero. Na quarta feira, o colegiado debate as consequências do Zika Vírus em adultos e demência em pessoas com até 60 anos. As informações com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.


09/03/2020, 18h54 - ATUALIZADO EM 09/03/2020, 18h54
Duração de áudio: 01:37
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza reunião com 32 itens. Entre eles, o PL 1.224/2019, que estabelece prioridade às pessoas em idade escolar no acesso a órteses e próteses.

À mesa, presidente da CAS, senador Romário (Podemos-RJ).

Bancada:
senadora Zenaide Maia (Pros-RN); 
senador Styvenson Valentim (Podemos-RN);
senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) - em pronunciamento;
senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DEBATE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E EFEITOS DO ZIKA VÍRUS EM ADULTOS LOC: AUDIÊNCIA SOBRE DOENÇA QUE ATINGE AS MULHERES ESTÁ PREVISTA PARA ESTA TERÇA-FERA. DISCUSSSÃO SOBRE O ZIKA ACONTECE NA QUARTA. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: O combate ao câncer de colo de útero e os efeitos do Zika Vírus no cérebro de adultos infectados serão temas de audiências públicas essa semana na Comissão de Assuntos Sociais. A primeira discussão, prevista para esta terça-feira e requerida por Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe, terá enfoque nas ações de prevenção, na vacina de HPV e no tratamento do câncer de colo de útero. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, a doença é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (depois do câncer de mama e do colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Representantes do Inca, do Ministério da Saúde e da Associação Médica Brasileira estão entre os convidados. Já na quarta-feira, o colegiado debate as consequências do Zika Vírus em adultos e demência em pessoas com até 60 anos. A audiência pública foi solicitada pelo senador Luiz do Carmo, do MDB de Goiás, após uma descoberta de pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ: o Zika Vírus pode afetar seriamente a memória e a capacidade de comunicação, assim como acontece com as pessoas que tem mal de Alzheimer. (Luiz do Carmo) “É muito difícil para as pessoas que não têm condição de tratar uma pessoa com demência, eu sinto na pele, eu sei como é que é isso, então eu acho que essa comissão tinha que se reunir e fazer alguma coisa para ajudar as pessoas e tratar desse assunto”. (REP): Pesquisadoras da UFRJ e do Instituto Evandro Chagas, no Pará, estão entre os convidados. Da Rádio Senado, Pedro Pincer

Ao vivo
00:0000:00