Informações sobre a abertura dos trabalhos legislativos de 2020 — Rádio Senado
Flash

Informações sobre a abertura dos trabalhos legislativos de 2020

Expectativa para a abertura do ano legislativo. A partir das duas da tarde o acesso de servidores e visitantes pela Chapelaria será fechado. A entrada a partir desse horário será pelos outros anexos. No caso de visitantes, apenas pelo anexo 2, na via N2, que passa entre o Senado e a Gráfica. Hoje não haverá a visita institucional.
Os parlamentares poderão entrar pela chapelaria até as duas e 25. Depois desse horário, a entrada será pelo prédio principal, onde também será feita a recepção aos convidados.
A solenidade está prevista para começar às 3 da tarde. A cerimônia marca a retomada dos trabalhos parlamentares após o recesso e também a apresentação das metas dos 3 poderes para o ano. O Poder Executivo é o primeiro a se pronunciar. Essa leitura é normalmente feita pelo ministro da Casa Civil mas nada impede que seja feita pelo presidente da república.
Depois de lida a mensagem presidencial é a vez do presidente do Supremo Tribunal Federal, do presidente da Câmara e do presidente do Senado e do Congresso Nacional.
Essa parte da Cerimônia acontece no interior do Congresso Nacional, mas há também uma celebração na área externa. Ela começa com a chegada dos Dragões da Independência, tem revista da tropa pelo Presidente do Congresso, salva de tiros de canhão, execução do Hino Nacional e hasteamento das bandeiras do brasil e do mercosul.

03/02/2020, 09h21 - ATUALIZADO EM 03/02/2020, 13h00
Duração de áudio: 01:43
Marcos Oliveira/Agência Senado
Ao vivo
00:0000:00