Senado entrega Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara — Rádio Senado
Homenagem

Senado entrega Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara

A comenda Dom Helder Câmara é destinada a personalidades que contribuem para a luta dos direitos humanos no Brasil. Nesta edição, foram premiadas pessoas e instituições que promovem a recuperação de dependentes químicos ou que apoiam mulheres em situação de vulnerabilidade. O senador Jean Paul Prates (PT-RN) lembrou a importância de Dom Helder, indicado por quatro vezes ao Nobel da Paz, e da defesa dos direitos humanos. A reportagem é de Lívia Torres, da Rádio Senado.

11/12/2019, 17h56 - ATUALIZADO EM 11/12/2019, 19h52
Duração de áudio: 02:19
Plenário do Senado Federal durante sessão de premiações e condecorações destinada à entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, para pessoas e entidades por suas contribuições relevantes à defesa dos direitos humanos no Brasil.\r\rMesa:\rsenador Flávio Arns (Rede-PR); \rsenador Jean Paul Prates (PT-RN); \rsenador Nelsinho Trad (PSD-MS);\rpresidente desta sessão de homenagem, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE);\rsenadora Leila Barros (PSB-DF); \rsenador Eduardo Girão (Podemos-CE);\rsenador Styvenson Valentim (Podemos-RN).\r\rFoto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: SEIS PESSOAS E UMA ENTIDADE FORAM AGRACIADAS NO SENADO COM A COMENDA DE DIREITOS HUMANOS DOM HELDER CÂMARA LOC: A PREMIAÇÃO É ENTREGUE DESDE 2010, COMO INFORMA A REPÓRTER LÍVIA TORRES: TÉC (1211A21 – T :2’14’’ ) A comenda Dom Helder Câmara foi criada com o objetivo de premiar pessoas que contribuem de forma relevante para a defesa dos direitos humanos no Brasil. Personalidades e instituições que promovem a recuperação de pessoas com dependência química e apoiam mulheres em situação de vulnerabilidade foram agraciadas. O senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Norte, ressaltou a importância da luta pelos direitos humanos: (Sonora Jean) “São indispensáveis os homens e as mulheres de coragem que dedicam suas vidas a luta pela garantia dos direitos dos semelhantes. Dom Helder foi um exemplo, dar o nome de Dom Helder é uma medida mais do que justa por sua atuação como defensor dos menos favorecidos excluídos, por sua posição em favor da democracia e contra a ditadura” (Rep) A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Thereza Falcão, falou do apoio que a instituição oferece a mulheres com câncer de mama, que muitas vezes não encontram atendimento na rede pública de saúde: (Sonora Maria) “Estamos fazendo pelo nosso país, pelo nosso Brasil, dando apoio a essas pessoas que mendigam para ser atendidas, que mendigam para ter um amor” (Rep) Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda Esperança, de resgate de pessoas com dependência química, alertou para as consequências do uso de drogas: (Sonora Frei Hans) “Eu peço a todos, também aos senadores e senadoras olhem para o povo, olhem para o sofrimento. Não acredita que é possível que alguém fume toda vida só maconha, a maconha depois não satisfaz mais e a consequência depois é o crack e tantas e tantas outras drogas. A violência que nós temos, as prisões super cheias, consequência desse mal” (Rep) Ao todo, foram entregues sete comendas, incluindo a ministra Damares Alves, Irmã Silvia Vecellio Sai, Marcos Dionísio Medeiros Caldas, fundador da Comunidade Nova Aliança, o juiz aposentado Aleixo Paraguassú Netto, e Rosa Geane Santos, juíza e coordenadora da mulher e da infância e juventude de Sergipe. Sob supervisão de Leila Herédia, da Rádio Senado, Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00