Criada Comissão Mista sobre Migrações Internacionais e Refugiados — Rádio Senado
Comissões

Criada Comissão Mista sobre Migrações Internacionais e Refugiados

Foi criada nesta quarta-feira (4) a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR). O evento ocorreu no plenário da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE). A comissão será composta por 11 senadores e 11 deputados, escolhidos pelo critério da proporcionalidade partidária. Criada a partir de um ato conjunto dos presidentes do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM – AP), e da Câmara dos Deputados, Deputado Rodrigo Maia (DEM – RJ), a CMMIR terá como missão fiscalizar e monitorar, de modo contínuo, questões que tratem de movimentos migratórios nas fronteiras do Brasil e sobre os direitos dos refugiados. A comissão focará principalmente as políticas públicas de controle migratório e causas e efeitos de fluxos de migrantes internacionais para o Brasil. O senador Paulo Paim (PT – RS) foi eleito vice-presidente da comissão. Ouça mais detalhes no áudio do repórter da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

 

04/12/2019, 12h43 - ATUALIZADO EM 04/12/2019, 14h17
Duração de áudio: 01:16
Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR) realiza reunião para instalação da comissão e eleição do presidente e vice-presidente.

Mesa:
vice-presidente da CMMIR, senador Paulo Paim (PT-RS);
presidente da CMMIR, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: DEPUTADOS E SENADORES DA COMISSÃO MISTA PERMANENTE SOBRE MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E REFUGIADOS DEFINIRAM QUEM COMANDARÁ O COLEGIADO. LOC: A PRESIDÊNCIA SERÁ DA DEPUTADA BRUNA FURLAN E A VICE-PRESIDÊNCIA DO SENADOR PAULO PAIM. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) A deputada Bruna Furlan, do PSDB de São Paulo, foi eleita presidente da Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados. Para Bruna a discussão do tema é atual e necessária frente aos diversos desafios enfrentados pelos migrantes e refugiados em todo o mundo: ( Bruna Furlan) Continua a prosperar no debate público as vozes do extremismo e da intolerância. Esse radicalismo simplório, maniqueísta, que muitas vezes se esconde no anonimato das fake News, possui três alvos principais: o pluralismo democrático, as minorias sociais e os migrantes e refugiados. O mesmo desafio de pendor autoritário vemos crescer no cenário internacional: muros são erguidos, famílias são separadas e organismos internacionais são sistematicamente atacados. Partidos extremistas e xenófobos se multiplicam mesmo em países que conhecem os horrores da Segunda Guerra Mundial (Repórter) Para a vice-presidência da comissão foi eleito o Senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul: (Paulo Paim) Direitos Humanos não tem Fronteira, não tem Fronteira. Nosso papel, vamos trabalhar nesse sentido de acolher as pessoas, abraçar as pessoas e dizer: sejam bem-vindos, nós estamos do lado de vocês. É uma crise mundial em relação aos refugiados e migrantes (Repórter) A relatora da Comissão será a Senadora Mara Gabrilli, do PSDB de São Paulo.

Ao vivo
00:0000:00