Comissão debate MP que expande crédito para o agronegócio — Rádio Senado
MP 897

Comissão debate MP que expande crédito para o agronegócio

Comissão Mista da Medida Provisória 897 promoveu audiência pública para ouvir especialistas e representantes do governo sobre mudanças no sistema de crédito para o agronegócio. Os convidados debateram os objetivos, finalidades e emendas apresentadas ao texto da MP. As informações são da repórter Lara Kinue, da Rádio Senado.

20/11/2019, 18h46 - ATUALIZADO EM 20/11/2019, 18h54
Duração de áudio: 01:13
Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) n° 897 de 2019, que institui o Fundo de Aval Fraterno e dispõe sobre o patrimônio de afetação de propriedades rurais, a Cédula Imobiliária Rural, a escrituração de títulos de crédito e a concessão de subvenção econômica para empresas cerealistas, e dá outras providências, realiza audiência pública interativa para debater a MP. 

Mesa:
relator da CMMPV 897/2019, deputado Pedro Lupion (DEM-PR); 
vice-presidente da CMMPV 897/2019, deputado Benes Leocádio (Republicanos-RN);
secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Ângelo Mazzillo Junior;
subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente, da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, Rogério Boueri Miranda.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO MISTA DA MEDIDA PROVISÓRIA 897, DE 2019, PROMOVEU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA OUVIR ESPECIALISTAS E REPRESENTANTES DO GOVERNO. LOC: OS CONVIDADOS DEBATERAM OS OBJETIVOS, FINALIDADES E EMENDAS APRESENTADAS AO TEXTO DA MP. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. TÉC: A Comissão Mista da Medida Provisória 897 de 2019, que garante aos produtores rurais uma série de medidas ligadas ao crédito e ao financiamento de dívidas, promoveu audiência pública com especialistas e representantes do governo para debater os objetivos e finalidades da medida e as emendas apresentadas ao texto. O Secretário Adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Ângelo, destacou os efeitos pretendidos pela MP: (José Ângelo) Instituir um mercado de crédito privado apto a atender as necessidades do agronegócio, favorecendo a correção de distorções que penalizam o produtor rural e a sociedade brasileira. Nós temos que perder aquela peça de ser o país que perde potencialidade. Tanto potencial, tanta riqueza, queremos ver isso se traduzir em benefícios para a sociedade, em dinheiro e receita para a sociedade brasileira e a MP dá o primeiro passo nesse sentido. (REP) Também participaram da audiência representantes do Ministério da Economia, da Organização das Cooperativas do Brasil e do Banco Central. A medida está dividida em três partes: a primeira voltada para criação de condições visando a redução das taxas de juros, a segunda que expande o financiamento do agronegócio e a terceira busca melhorar a competição no crédito rural. Com supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Lara Kinue.

Ao vivo
00:0000:00