Estudante do interior de Alagoas vence Concurso de Redação do Programa Jovem Senador — Rádio Senado
Jovem Senador 2019

Estudante do interior de Alagoas vence Concurso de Redação do Programa Jovem Senador

Pedro Henrique de Araújo, de Capela, Alagoas, é o vencedor do Concurso de redação do Programa Jovem Senador 2019. Segundo o presidente do Conselho do programa, senador Irajá (PSD-TO), o concurso de redação permite que jovens do Brasil inteiro pensem em temas ligadas à vida política do país. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

07/10/2019, 16h03 - ATUALIZADO EM 07/10/2019, 17h00
Duração de áudio: 02:04
Presidente do Conselho do Programa Jovem Senador, senador Irajá (PSD-TO), comunica o vencedor do concurso de redação por telefone no estúdio da Rádio Senado. 

Presidente do Conselho do Programa Jovem Senador, senador Irajá (PSD-TO).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O ESTUDANTE PEDRO HENRIQUE DE ARAÚJO, DE CAPELA, ALAGOAS, É O VENCEDOR DO CONCURSO DE REDAÇÃO DO PROGRAMA JOVEM SENADOR 2019. LOC: ELE E OUTROS 26 ALUNOS DO PAÍS VIRÃO A BRASÍLIA EM NOVEMBRO PARA A SEGUNDA ETAPA DO PROGRAMA. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: TÉC: Rapaz, você acredita que você ganhou o prêmio do Jovem Senador do Brasil inteiro? (Pedro) Sério? (Irajá) Seríssimo! (Pedro Brasil inteiro? (Irajá) Você é o Cara! (REP) Esse foi o momento do anúncio ao estudante Pedro Henrique de Araújo, de Capela, em Alagoas, de que ele era o vencedor da edição de 2019 do concurso de redação do programa Jovem Senador. O presidente do Conselho do programa, senador Irajá, do PSD de Tocantins, disse que essa iniciativa é uma oportunidade para a juventude abrir os olhos para a política: (Irajá): Eu acho que é uma grande oportunidade de jovens do Brasil inteiro poderem através do concurso mostrarem o seu talento. Essa redação que este ano teve o tema que foi o orçamento foi uma oportunidade desses jovens de mostrar que são pessoas que são antenadas, ligadas ao que está acontecendo não só na economia, mas na política brasileira (REP) Pedro Henrique foi vencedor do concurso com a redação “Interprete-me ou te devoro”, inspirada em um enigma criado pelo grego Sófocles. Para Pedro, o orçamento público funciona da mesma forma, e os cidadãos devem decifrá-lo para que o exercício da cidadania seja pleno: (Pedro): Na redação eu pensei muito na dificuldade que as pessoas tinham de interpretar esse tema. Eu interpretei ele como um enigma. E aí eu comecei a falar da dificuldade que as pessoas tinham de compreender o orçamento público, de não saber como funciona. Peguei essa citação do livro do Rei Édipo, comecei a construir minha redação a partir desse enigma, como decifrar esse enigma como Édipo fez? . (REP) A segunda colocação do concurso ficou com o estudante Alan Alves, de Morrinhos, no Ceará, e a terceira com Sanna Abigail, de Serra, no Espírito Santo. Os 27 estudantes premiados no concurso, um por estado, estarão em Brasília em novembro para participarem da segunda etapa do programa. Durante uma semana, eles terão a rotina de um senador, com participação em comissões e possibilidade de sugestão de projetos de lei. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00