Parte do Fundo de Mudança do Clima pode ser destinada à prevenção de queimadas
O projeto de lei (PL 5098/2019) em análise na Comissão de Meio Ambiente determina que os recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, gerido pelo BNDES, sejam destinados a ações de prevenção, monitoramento e combate do desmatamento, das queimadas, dos incêndios florestais e dos desastres naturais. Para o autor, senador Jayme Campos (DEM-MT), a proposta irá fortalecer instituições que promovem ações de preservação do meio ambiente. A reportagem é de Lívia Torres, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: PARTE DA VERBA DO FUNDO DE MUDANÇA DO CLIMA PODE SER DESTINADA AO COMBATE DE QUEIMADAS E DESMATAMENTOS
LOC: A PROPOSTA É DE AUTORIA DO SENADOR JAYME CAMPOS DO DEMOCRATAS DO MATO GROSSO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER LÍVIA TORRES:
TÉC: Parte dos recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima poderá ser destinado para a prevenção, monitoramento e combate de queimadas e desmatamentos. O projeto foi apresentado pelo senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso. Ele acredita que os recursos do fundo, hoje geridos pelo BNDES, poderão contribuir para inibir situações como a da Amazônia, que em agosto deste ano registrou mais de 30 mil focos de incêndio, o triplo do ano passado.
(Sonora Jayme Campos) “A minha intenção é de lecionar parte desse recurso que hoje estão parados do caixa do fundo clima para ações de monitoramento e combate ao desmatamento e dos incêndios florestais. Espero contribuir para o fortalecimento das instituições dos diversos entes Federados que atuam na área da preservação, monitoramento de desses eventos, exemplo do centro Nacional de monitoramento e Alerta aos desastres naturais”
(Rep) A proposta está na Comissão de Meio Ambiente onde será relatada pelo senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas. Sob supervisão de Leila Herédia, da Rádio Senado. Lívia Torres.