Senado homenageia os 76 anos de criação do território do Amapá — Rádio Senado
Sessão especial

Senado homenageia os 76 anos de criação do território do Amapá

O Senado fez uma sessão especial em homenagem aos 76 anos de criação do território federal do Amapá. Senadores lembraram a atuação do estado na preservação da Amazônia e alertaram para a necessidade de melhorias nos serviços para a população. Reportagem de José Odeveza, da Rádio Senado.

11/09/2019, 15h00 - ATUALIZADO EM 11/09/2019, 15h55
Duração de áudio: 02:14
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a celebrar os 76 anos da criação do território federal do Amapá.

Mesa:
prefeito do município de Macapá, Clécio Luís;
requerente desta sessão de homenagem, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP);
presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP);
coordenador da bancada federal do Amapá, deputado André Abdon (PP-AP);
senador Lucas Barreto (PSD-AP);
conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), Amiraldo Favacho.

No suporte de madeira, desenho comemorativo com a Turma da Mônica dançando marabaixo, homenagem do Instituto Mauricio de Sousa para comemorar o aniversário de criação do território federal do Amapá. 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: SESSÃO ESPECIAL HOMENAGEIA SETENTA E SEIS ANOS DE CRIAÇÃO DO TERRITÓRIO DO AMAPÁ. LOC: SENADORES REMEMORARAM A ATUAÇÃO DO ESTADO PELA PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA E MELHORIAS NOS SERVIÇOS PARA A POPULAÇÃO. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. Téc: Como parte das comemorações da Semana do Amapá no Senado, o Plenário homenageou o povo e a cultura do Estado. O território federal do Amapá foi criado em 13 de setembro de 1943 com o decreto que desmembrou a região do estado do Pará. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, disse que a história do estado mostra as lutas e a vitória do povo amapaense. (Davi Alcolumbre) Por isso, para além de nossa geografia e de nossos limites, a história do Amapá confirma que somente os mais resistentes e os mais corajosos sobrevivem às dificuldades impostas por um lugar único. Ser amapaense é ter a capacidade de resistir aos desafios. A coragem está no coração do nosso povo! Esse caldo cultural, essas peculiaridades que marcam o meu querido Amapá, o nosso Amapá. (LOC) O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, disse que o Estado é um exemplo de desenvolvimento sustentável. (Randolfe Rodrigues) Nós temos orgulho da nossa biodiversidade, de sermos o estado mais preservado do país. Queremos e exigimos do mundo a contrapartida para isso! Somos exemplos para Amazônia, de como a Amazônia pode ser mantida em pé e como podemos construir um modelo de sustentabilidade a partir da exploração dos frutos da floresta, a partir da exploração de nossas riquezas. (LOC) O senador Lucas Barreto, do PSD do Amapá, disse que o estado ainda precisa trabalhar par assegurar atendimento básico à população, como trabalho, saúde, educação e segurança. (Lucas Barreto) Mas a grande verdade aqui é que o povo do Amapá está na pobreza contemplando a natureza. Nós fizemos o nosso dever de casa, somos o estado mais preservado, reduzimos as queimadas agora em 50%, mas ninguém nos olha para socorrer ou para ajudar o nosso povo. (LOC) Em homenagem ao Estado do Amapá, está aberta para visitação até o dia 13 de setembro a exposição "Amapá — Onde os hemisférios se encontram — 76 anos de criação do território" no Senado Federal em Brasília. Sob supervisão de Hérica Christian, da Radio Senado José Odeveza.

Ao vivo
00:0000:00