Comissão prorroga contratos que envolvem novo cargueiro da Embraer — Rádio Senado
Comissões

Comissão prorroga contratos que envolvem novo cargueiro da Embraer

A Comissão que analisa a MP 887/2019 que prorroga contratos envolvendo a aeronáutica e o instituto de fomento e coordenação industrial aprovou o relatório do deputado Gustavo Fruet (PDT-PR). Os contratos envolvem a criação do Embraer KC-390, o maior avião produzido na América Latina. Para o senador Carlos Viana (PSD-MG), o investimento em tecnologia nas forças armadas contribui diretamente com outras áreas, como a segurança pública. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

03/09/2019, 21h24 - ATUALIZADO EM 03/09/2019, 22h28
Duração de áudio: 01:45
Comissão Mista da Medida Provisória n° 887, de 2019 realiza reunião para prorrogar contratos temporários de pessoal da Aeronáutica apreciação de relatório.

Mesa:
presidente da CMMPV 887/2019, senador Vanderlan Cardoso (PP-GO);
relator da CMMPV 887/2019, deputado Gustavo Fruet (PDT-PR).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO QUE ANALISA A MEDIDA PROVISÓRIA 887 APROVOU O RELATÓRIO QUE PRORROGA CONTRATOS ENTRE A AERONÁUTICA E O INSTITUTO DE FOMENTO E COORDENAÇÃO INDUSTRIAL. LOC: ESSES CONTRATOS ENVOLVEM A CONSTRUÇÃO DO CARGUEIRO EMBRAER KC-390, QUE DEVE SER APRESENTADO NESTA QUARTA-FEIRA, 04 DE SETEMBRO, NA BASE AÉREA DE ANÁPOLIS, E SERÁ O MAIOR AVIÃO PRODUZIDO NA AMÉRICA LATINA. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: TÉC: A Comissão que analisa a medida provisória 887 de 2019 aprovou o relatório do deputado Gustavo Fruet, do PDT do Paraná. A MP prorroga contratos que foram assinados para a construção do avião cargueiro Embraer KC-390. Gustavo Fruet destacou que a produção do novo cargueiro atende às necessidades do país, principalmente devido ao extenso território brasileiro: (Fruet): a iniciativa do Poder Executivo está adequada, pois o Embraer KC-390, o maior avião até hoje produzido na América Latina, desenvolvido e fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, preencherá uma grande lacuna que se avizinha na Força Aérea Brasileira pela breve aposentação dos seus atuais Hércules C-130. Incorporando tecnologia, essa aeronave cumprirá missões de transporte tático, de transporte logístico e de reabastecimento em voo, com uma autonomia compatível com a extensão territorial do nosso País. (REP) O Senador Carlos Viana, do PSD de Minas Gerais, lembrou que o investimento em tecnologia nas forças armadas deve ser pensado de uma nova forma, já que exército, marinha e aeronáutica vem sendo utilizados em diversas ações pelo país e não só aquelas envolvendo a segurança nacional: (Carlos Viana): Nós como homens públicos estamos sendo chamados aqui a repensar estas questões todas que no passado era tratado apenas como uma questão de segurança nacional. E que hoje nós começamos a perceber que os desdobramentos dessas questões caminham também para a segurança pública. Nós estamos mudando o conceito em relação aos usos de nossas forças armadas, todo um sistema que custa muito ao brasileiro, mas que é muito pouco aproveitado, porque o princípio ainda é o da segurança nacional. (REP) A medida provisória será analisada agora pelos plenários da Câmara e do Senado. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende. PROJETO: MP 887/2019

Ao vivo
00:0000:00