Especialistas defendem mais investimentos em pesquisas para fortalecer setor agrícola
A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) promoveu audiência pública para discutir as contribuições da tecnologia para o setor do agronegócio brasileiro. O uso de drones, máquinas guiadas por satélites e diversos tipos de sensores foi destacado durante o debate, assim como o papel da Embrapa. Para o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), as diversas pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos garantiram que o Brasil passasse de importador a exportador de alimentos. Ele defendeu o fortalecimento da Embrapa. A reportagem é de Lívia Torres, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: A EXPANSÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA, GRAÇAS AO USO DA TECNOLOGIA, FOI DESTACADA EM AUDIENCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO
LOC: OS DEBATEDORES DEFENDERAM MAIS INVESTIMENTOS PARA O SETOR, QUE HOJE USA DRONES, SATÉLITES E SENSORES, ASSIM COMO O FORTALECIMENTO DA EMBRAPA. REPORTAGEM DE LÍVIA TORRES:
TÉC: O agronegócio atualmente conta com uso de drones, máquinas guiadas por satélites e diversos tipos de sensores. Os recursos tecnológicos possibilitaram o aumento da produtividade e a diminuição de custos das produções, além de facilitar o monitoramento e controle de pragas. Durante audiência pública no Senado, o representante do Ministério da Agricultura, Fernando Camargo, lembrou que nos anos 60 o Brasil não produzia quantidade suficiente de alimentos nem para o mercado nacional. Com os avanços tecnológicos, o país exporta para o mundo todo.
(Fernando Camargo): “A revolução é que o Brasil passou de um ator inexpressivo para hoje um grande player. Não só grande produtor de alimentos, mas o Brasil também é grande exportador de alimentos. O Brasil produz alimentos para exportar para alimentar quatro Brasils”.
(Repórter): Paulo Alvim, secretário de empreendedorismo e inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, declarou que a expansão de acesso à modernização agrega mais valor aos produtos.
(Paulo Alvim): “Estamos construindo com o ministério da agricultura, pecuária e abastecimento o processo que estamos chamando de agricultura 4.0, que é garantir conectividade ao pequeno produtor. O problema não são as máquinas, o problema não são as tecnologias, são simplesmente o acesso”
(Repórter): O senador Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, que solicitou o debate sobre a contribuição da tecnologia para a agricultura, destacou o papel da Embrapa para o cenário atual da agricultura e agropecuária.
(Chico Rodrigues): “Eu tenho certeza que a partir de agora nós vamos ter os mesmos índices de apoio para a Embrapa que teve no passado que resultou no que está aí hoje. Então, o Brasil deve muito da sua economia, ou quase tudo da sua economia, ao que a Embrapa desenvolveu com sua expertise nesses últimos 40 anos” .
(Repórter) Apesar de fechar 2018 com alta de 4,6% do PIB, o agronegócio teve uma queda de 0,15% no início desse ano, devido ao aumento dos custos das produções e o possível aumento de uso de fertilizantes. Sob supervisão de Leila Herédia, da Rádio Senado, Lívia Torres.