CRE avalia novos embaixadores para Portugal e França — Rádio Senado
Sabatina

CRE avalia novos embaixadores para Portugal e França

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) sabatinou os indicados para as embaixadas do Brasil em Portugal e na França. Os senadores destacaram a importância de o Pais ampliar as relações comerciais com os países europeus.

19/06/2019, 14h25 - ATUALIZADO EM 19/06/2019, 14h25
Duração de áudio: 02:15
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de embaixadores indicados para Portugal e França. 

Mesa: 
indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil na República Portuguesa, Carlos Alberto Simas Magalhães; 
presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS); 
indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à República Francesa e, cumulativamente, ao Principado de Mônaco, Luís Fernando de Andrade Serra.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: DURANTE SABATINA DOS EMBAIXADORES DE PORTUGAL E DA FRANÇA, SENADORES DEFENDERAM A AMPLIAÇÃO DAS RELAÇÕES COMERCIAIS COM PAÍSES EUROPEUS. LOC: PARLAMENTARES TAMBÉM DISCUTIRAM A IMIGRAÇÃO BRASILEIRA. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) A Comissão de Relações Exteriores sabatinou o embaixador Carlos Magalhães indicado para representar o Brasil em Portugal e o embaixador Luís Fernando Serra, que deverá ser enviado para a representação brasileira na França e Mônaco. O senador Esperidião Amim, do PP de Santa Catarina, defendeu uma aproximação maior do Brasil com a França ao citar a saída do Reino Unido da União Europeia. (Esperidião Amim) É que a França de qualquer forma tem o seu papel elevado com o anuncio do Brexit. E eu acho que nós precisamos, o mundo e o Brasil precisa que a União Europeia dê certo. Eu acho que o seu papel, o senhor certamente compreende isso, é de participação na construção de um equilíbrio na redução do desequilíbrio nas relações internacionais. (Repórter) O indicado para a embaixada na França e em Mônaco, Luís Fernando Serra, defendeu que o Mercosul faça acordos com o Reino Unido no caso de sair da União Europeia, o chamado Brexit. (Luís Fernando Serra) O Brexit , eu não sei se é inevitável, mas eu tenho a impressão que se for consumado, o Brasil, quer dizer o Mercosul, deveria iniciar rapidamente as negociações para um acordo comercial com essa Grã-Bretanha que estaria separada da União Europeia. (Repórter) O senador Antonio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, destacou a importância do Brasil atrair turistas europeus. (Antonio Anastasia) A relevância que tem aprendermos com o modelo português no que se refere ao turismo. Porque é impressionante observar como que o Brasil ainda claudica, na matéria de turismo. Um país com as dimensões que temos, com o tamanho que nós temos, lamentavelmente temos um movimento turístico muito pequeno. (Repórter) Já o indicado para a embaixada de Portugal, Carlos Magalhães, defendeu investimentos no consulado ao citar o aumento da entrada de brasileiros no País. (Carlos Magalhães) O perfil da nossa migração está mudando. Nós tivemos muita gente de poucos recursos, enfim que num primeiro momento, migrava para Portugal na busca de novas oportunidades. Hoje em dia temos muitos aposentados brasileiros, temos classe média e média-alta, também se deslocando. A demanda sobre nossa rede consular tem sido muito grande. E isso significa que eles exigem uma atenção especial. (Repórter) As indicações dos embaixadores precisam ser aprovadas pelo Plenário do Senado.

Ao vivo
00:0000:00