Sessão especial lembra 150 anos de morte de Allan Kardec — Rádio Senado
Sessão especial

Sessão especial lembra 150 anos de morte de Allan Kardec

Sessão especial no Senado lembrou os 150 anos da morte de Allan Kardec, o codificador da Doutrina do Espiritismo. Segundo o senador Eduardo Girão (PODE-CE), que pediu a sessão, a doutrina espírita, associada a políticas públicas, pode contribuir para evitar o suicídio. Já para o presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), Jorge Godinho Nery, a infelicidade do ser humano se deve ao seu afastamento das leis naturais. O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) ressalta que a missão do Espiritismo é levar o Bem e, para ele, a atividade política é uma oportunidade para ajudar a humanidade.

13/05/2019, 14h32 - ATUALIZADO EM 13/05/2019, 15h05
Duração de áudio: 02:30
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a homenagear o codificador do espiritismo, Allan Kardec, pela passagem dos 150 anos do seu falecimento. 

À mesa, requerente da sessão, senador Eduardo Girão (Pode-CE).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS 150 ANOS DE MORTE DE ALLAN KARDEC, O CODIFICADOR DA DOUTRINA ESPÍRITA, FORAM LEMBRADOS EM SESSÃO ESPECIAL DO SENADO. LOC: A INICIATIVA FOI DO SENADOR EDUARDO GIRÃO, DO PODEMOS DO CEARÁ. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) O escritor, tradutor e educador Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu na França, em 1804 e morreu em 1869. Adotou o pseudônimo de Allan Kardec e propagou a Doutrina Espírita. Entre os ensinamentos de Allan Kardec, disse o senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, estão o Bem e o perdão. O senador disse que a atividade política é uma oportunidade para ajudar a humanidade. (Nelsinho Trad) “A vida política tem uma característica muito próxima da espiritualidade de quem a faz. Nós temos uma missão nesta terra, nesta vida, temos que cumpri-la e fazer com que esses ensinamentos possam ser cada vez mais divulgados e propagados nas nossas atividades para a nossa sociedade como um todo”. (Repórter) O presidente da Federação Espírita Brasileira, Jorge Godinho Nery, disse que o ser humano está infeliz porque se afastou das leis naturais e divinas e muitas vezes pensa em suicídio. A doutrina espírita fala de imortalidade e de quanto o suicídio gera sofrimento, enfatizou Jorge Nery. (Jorge Godinho Nery) “Aqueles que buscam a morte não é porque eles queiram morrer. É porque estão diante de situações tão difíceis que, às vezes, a sua condição moral não é capaz de suplantar. Não vale a pena! Sofre-se muito porque a vida continua e ela continua em conformidade com a vida que nós temos antes de passar para o plano espiritual”. (Repórter) O senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará, que pediu a sessão especial, explicou que Allan Kardec revelou em vários livros novos conceitos sobre Deus, o universo, os homens, os espíritos e as leis que regem a vida. As principais obras são “O Livro dos Espíritos” e “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Também preocupado com casos de suicídio, o senador Girão defendeu mais esclarecimentos à sociedade. (Eduardo Girão) “É uma epidemia que acontece no Brasil e a gente precisa, cada vez mais, de políticas públicas para levar esclarecimento e ajudar as pessoas, as famílias, que têm sofrido com isso”. (Repórter) Dois filmes estreiam no cinema este ano, informou o senador Girão: em 16 de maio sobre a vida de Allan Kardec e em 12 de setembro sobre a biografia do médium brasileiro Divaldo Pereira Franco. Req 315/2019

Ao vivo
00:0000:00