INSS possui cerca de 3 milhões de processos com indícios de fraudes na Previdência — Rádio Senado
Medida Provisória

INSS possui cerca de 3 milhões de processos com indícios de fraudes na Previdência

Em audiência pública a Comissão Mista da Medida Provisória MPV 871/2019 discutiu os problemas do INSS enfrentados por fraudes. Segundo dados do presidente do INSS, Renato Vieira, existem cerca de 3 milhões de processos com indícios de fraudes para serem analisados. Segundo o senador Paulo Paim (PT – RS), a MP está seguindo a lógica da reforma da previdência (PEC 6/2019) e afeta apenas quem mais precisa.

25/04/2019, 21h23 - ATUALIZADO EM 26/04/2019, 09h24
Duração de áudio: 01:58
Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) nº 871 de 2019, que combate a irregularidades em benefícios previdenciários, realiza audiência pública interativa para debater a MP.   Mesa:  diretor de Análise de Dados e Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União (TCU), Rodrigo Hildebrand;  coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf), Marcos Rochinski;  presidente da CMMPV 871/2019, senador Izalci (PSDB-DF);  relator da CMMPV 871/2019, deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR);  presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), Warley Martins Gonçalles.  Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DA PROPOSTA QUE CRIA UM PROGRAMA DE COMBATE A IRREGULARIDADES EM BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS REALIZOU A TERCEIRA REUNIÃO NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA. LOC: SEGUNDO O PRESIDENTE DO INSS, RENATO VIEIRA, ATUALMENTE A PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA POSSUI CERCA DE 3 MILHÕES DE PROCESSOS COM INDÍCIOS DE FRAUDES NA PREVIDÊNCIA. A REPORTAGEM É DE JOSÉ ODEVEZA. Téc: Em audiência pública sobre a emepê 871, de 2019, o presidente do Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS, Renato Vieira afirmou que atualmente a previdência possui cerca de 3 milhões de processos com indícios de fraudes. O instituto ainda possui cerca de 2 milhões de processos que solicitam avaliação para a previdência, como auxílios, pensões e benefícios de trabalhadores. Ao todo, são mais de 5 milhões de processos para serem analisados pela autarquia. Renato Vieira destacou que atualmente o INSS só está preparado para analisar 150 mil processos anuais. (Renato Vieira) A experiência do INSS dos últimos anos demonstra que a capacidade operacional de análise dos processos com indícios de irregularidades do INSS é na ordem de cerca de 150 mil processos por ano. Essa média de capacidade operacional ela não é suficiente para arranhar a superfície do estoque de 3 milhões de processos. Então de fato é preciso uma solução extraordinária para atacar um problema excecional. (LOC).O deputado Vilson da FETAEMG do PSB de Minas Gerais, destacou que a Medida está punindo a todos, pela fraude de alguns. (Vilson da FETAEMG) Olha se tem alguém que tá fazendo coisa errada, quem tem que ser punido é quem está fazendo coisa errada. E essa MP 871 ela joga todo mundo fora. (LOC) A emepê altera principalmente o benefício para os trabalhadores rurais e tem sido criticada pela oposição. Segundo o senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul a MP está seguindo a lógica da reforma da previdência e afeta apenas quem mais precisa. (Paulo paim) E nós que estamos debatendo a CPI da previdência que estamos vendo aí a sonegação, as fraudes, as anistias, agora na própria LDO vamos ver lá que está se abrindo mão de bilhões na peça orçamentária. Essas pessoas que vão ser os grandes prejudicados, são aquelas que efetivamente mais precisam. (LOC) Até o momento a MP já recebeu 578 emendas de deputados e senadores. Sob supervisão de Thiago Medeiros, da Radio Senado José Odeveza.

Ao vivo
00:0000:00