CRA aprova a Política Nacional de Incentivo a criadores de cabras e ovelhas — Rádio Senado
Comissões

CRA aprova a Política Nacional de Incentivo a criadores de cabras e ovelhas

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou o projeto de lei que institui a Política Nacional de Incentivo à Ovinocaprinocultura (PLC 107/2018). O relator, senador Lasier Martins (PODE-RS), observou que o incentivo ao setor vai melhorar as oportunidades de trabalho e renda, especialmente para produtores familiares.  A proposta será analisada no Plenário, antes de seguir para sanção presidencial. Reportagem, Iara Farias Borges.

24/04/2019, 16h02 - ATUALIZADO EM 24/04/2019, 16h23
Duração de áudio: 00:55
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza reunião com 8 itens. Entre eles, o PLC 47/2017, que regulamenta atividades das mulheres marisqueiras.

Bancada:
senadora Kátia Abreu (PDT-TO);
senador Acir Gurgacz (PDT-RO); 
senador Izalci (PSDB-DF).

Foto: Jane de Aráujo/Agência Senado
Foto: Jane de Aráujo/Agência Senado

Transcrição
LOC: CRIADORES DE OVELHAS E CABRAS PODERÃO RECEBER INCENTIVOS PARA DESENVOLVEREM A ATIVIDADE. LOC: O PROJETO DE LEI QUE CRIA INCENTIVOS PARA ESSES PRODUTORES PASSOU NA COMISSÃO DE AGRICULTURA E SEGUE PARA O PLENÁRIO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. TÉC: O objetivo do projeto de lei é desenvolver raças mais produtivas para aumentar o ganho com os rebanhos de ovelhas e cabras. A Política Nacional de Incentivo à Ovinocaprinocultura também vai regularizar o abate e o comércio de produtos derivados, como carne, lã, couro e laticínios. A política também incentiva o processamento industrial, familiar e artesanal desses produtos. O senador Lasier Martins, do Podemos gaúcho, relator da matéria na Comissão de Agricultura, ressaltou que falta padronização na produção e integração entre os elos da cadeia produtiva, o que dificulta o crescimento da atividade. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação, em 2014, o rebanho mundial era de cerca de dois bilhões de cabeças e o Brasil possui pouco mais de um por cento do total. Na visão do senador Lasier, a política vai contribuir para o aumento do rebanho brasileiro ao incentivar a criação de cabras e ovelhas, que pode ser feita em qualquer clima e relevo. (Lasier): “Entendemos que a proposição seja oportuna por estimular a ovinocaprinocultura no Brasil, atividade importante para a geração de trabalho e renda junto a agricultores familiares devido ao seu potencial, devido ao seu potencial para produção de carne, leite, couro e lã. E já está presente em vários estados brasileiros”. (Rep): A proposta agora será examinada no Plenário do Senado e, depois, seguirá para sanção do presidente da República. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00