CAE vai discutir reforma da Previdência de militares — Rádio Senado
Comissões

CAE vai discutir reforma da Previdência de militares

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai discutir em audiência pública, na próxima terça-feira (9), a reforma na previdência dos militares. O debate já teve uma prévia durante encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Senadores como Paulo Paim (PT-RS) e Eliziane Gama (Cidadania-MA) questionaram tratamento diferenciado à categoria. Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) disse não ver privilégios aos militares, enquanto Oriovisto Guimarães (Pode-PR) sugeriu adoção do modelo norte-americano.

04/04/2019, 16h20 - ATUALIZADO EM 08/04/2019, 16h52
Duração de áudio: 01:58
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza reunião deliberativa com 08 itens. Entre eles, o PLS 631/2015, que institui o Estatuto dos Animais. 

À mesa, presidente da CAE, senador Omar Aziz (PSD-AM). 

Participam: 
senador Eduardo Braga (MDB-AM); 
senador Esperidião Amin (PP-SC); 
senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE); 
senador Jorge Kajuru (PSB-GO); 
senador Major Olimpio (PSL-SP); 
senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR); 
senador Otto Alencar (PSD-BA); 
senador Paulo Paim (PT-RS); 
senador Plínio Valério (PSDB-AM); 
senador Rogério Carvalho Santos (PT-SE); 
senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB); 
senadora Rose de Freitas (Pode-ES). 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS VAI DISCUTIR EM AUDIÊNCIA PÚBLICA A REFORMA NA PREVIDÊNCIA DOS MILITARES. LOC: O DEBATE JÁ TEVE UMA PRÉVIA DURANTE ENCONTRO DA CAE COM O MINISTRO DA ECONOMIA, PAULO GUEDES. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: A senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, aproveitou a audiência pública com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para reclamar do que considerou tratamento diferenciado aos militares na Reforma da Previdência. (Eliziane): Você tem uma redução, em tese, de R$93 bilhões, mas tem uma implantação de 80 bilhões, ou seja, essa implantação também não foi considerada para o trabalhador rural, para o professor, enfim, para vários profissionais que, inclusive, têm situações de insalubridade e precisam de compensação. (Repórter): Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, foi outro a questionar a proposta de reforma dos militares. (Paim): O Exército, as Forças Armadas têm de ter um tratamento diferenciado. Eles têm que ter esse tratamento, mas não dá para, no meio da Reforma da Previdência, botar um plano de cargos e salários! (Repórter): Flávio Bolsonaro, senador do PSL do Rio de Janeiro, no entanto, rebateu a acusação de que a categoria tem privilégios. (Bolsonaro): É tanto privilégio que não tem nenhum filho de Senador, de Ministro, de Desembargador querendo ser militar. Ou tem algum filho, algum pai, alguma mãe aqui que quer que o seu filho pegue um fuzil e vá subir o morro para trocar tiro com bandido no Rio de Janeiro? Não quer. Que privilégio é esse? (Repórter): O senador Oriovisto Guimarães, do Podemos do Paraná, sugeriu ao ministro da Economia a implantação do modelo norte-americano. (Oriovisto): Eles podem se aposentar com 10, com 15, com 20 anos, de forma proporcional, 2% ao ano do tempo que eles trabalharam; depois eles vão para um fundo para onde vão todos os funcionários públicos. Não há lá outro privilégio. Então a minha sugestão é que nós copiemos, na reforma da previdência para os militares, o exemplo dos Estados Unidos. (Repórter): A audiência pública desta terça deve contar com representantes do Ministério da Economia, de auditores fiscais, do Ministério Público, da Instituição Fiscal Independente e da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, além do economista Marcos Lisboa. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

Ao vivo
00:0000:00