Senado premia destaques na luta pelo protagonismo feminino — Rádio Senado
Diploma Bertha Lutz

Senado premia destaques na luta pelo protagonismo feminino

A edição 2019 do Diploma Bertha Lutz foi entregue pelo Senado nesta terça-feira (26) a pessoas que se destacaram pela valorização do papel feminino na sociedade. Durante a sessão solene, 23 homenageados receberam o diploma. A premiação acontece anualmente desde 2001. A reportagem é de Floriano Filho.

26/03/2019, 14h24 - ATUALIZADO EM 26/03/2019, 18h28
Duração de áudio: 02:23
Plenário do Senado Federal durante sessão solene do Congresso Nacional destinada  à entrega do Diploma Bertha Lutz em sua 18ª premiação. 

Laissa Polyana da Silva Vasconcellos (Laissa Guerreira) recebe diploma das mãos da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB).
 
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: O DIPLOMA BERTHA LUTZ FOI ENTREGUE PELO SENADO A PESSOAS QUE SE DESTACARAM PELA VALORIZAÇÃO DO PAPEL FEMININO NA SOCIEDADE. LOC: ESTE ANO, 23 HOMENAGEADOS RECEBERAM A HOMENAGEM DURANTE SESSÃO SOLENE. A REPORTAGEM É DE FLORIANO FILHO. TÉC: O Diploma Bertha Lutz, entregue pelo Senado desde 2001, é um reconhecimento às pessoas que se destacam na luta pelo protagonismo feminino na sociedade brasileira. O nome do diploma é uma referência à bióloga, política e diplomata Bertha Lutz. Ela se tornou uma liderança no movimento feminista pan-americano e foi precursora no Brasil na luta pelo direito do voto das mulheres, conquistado em 1932. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, lembrou a luta de Bertha Lutz para transformar padrões culturais e sociais brasileiros. (Alcolumbre): E celebrar as realizações de algumas mulheres notáveis (...), representando todas aquelas que (...) contribuem para tornar a nossa sociedade mais justa. (Rep) A senadora Rose de Freitas, do Podemos do Espírito Santo, enfatizou como o simbolismo de Bertha Lutz estimula a participação de mais mulheres na política e na sociedade. (Rose): Ela continua sendo um símbolo dessa luta incansável e permanente da ocupação pela mulher dos espaços na vida pública e nós sabemos disso de perto. (Rep): Este ano foram homenageadas 23 pessoas, inclusive onze que já não estão vivas. A primeira a receber o diploma desta vez foi a juíza Hermínia Azoury. Ela é coordenadora no Espírito Santo do serviço de proteção da mulher em situação de violência doméstica. Segundo o Mapa da Violência de 2012, de cada três pessoas atendidas no SUS por conta de violência doméstica ou sexual, duas são mulheres. Para a juíza, a homenagem também ajuda na luta contra a violência doméstica. (Hermínia): Quero (...) dizer da minha alegria em ver a compensação emocional, digamos assim, de toda a luta travada, mas pelo bem daqueles que aguardam e esperam por nós. (Rep): Bertha Lutz foi a segunda mulher a se tornar deputada federal na história brasileira. A primeira foi Carlota Pereira de Queirós. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Ao vivo
00:0000:00