Mês de combate ao câncer de útero alerta para importância de exame de HPV
Transcrição
LOC:. JANEIRO É O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO.
LOC: O MÊS RELEMBRA ÀS MULHERES A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO ANTECIPADO, ATRAVÉS DO EXAME PAPANICOLAU. REPÓRTER MARIA FERREIRA.
TÉC: Janeiro é o mês mundialmente dedicado à conscientização do câncer de colo de útero. O objetivo é mostrar às mulheres que este tipo de câncer é evitável, e que pode ser tratado antes de se desenvolver. A oncologista da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, Angélica Nogueira, alerta sobre os números alarmantes do câncer de colo de útero e a importância de sua prevenção.
(Angélica Nogueira) São aproximadamente 17 mil casos novos, a maioria das mulheres já se apresentam com a doença mais avançada, por não terem feito a prevenção e o rastreamento adequadamente. No mundo são 500 mil mulheres por ano com câncer de colo de útero e 300 mil mortes no mundo. Então o câncer de colo de útero segue sendo um problema epidemiológico muito importante no Brasil. E a gente precisa ativar, por na prática as prevenções que são muito efetivas. E agora a gente tem mais ferramentas pra prevenir, como a vacina anti-HPV.
(Repórter) O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de colo de útero é a infecção pelo Papilomavírus Humano, o HPV. Entretanto, além do HPV, Angélica Nogueira também cita outras causas que contribuem para a incidência desta doença.
(Angélica Nogueira) O tabagismo, início de vida sexual muito precoce com muitos parceiros, isso também tá associado a mais câncer de colo de útero. Mas o grande responsável é a infecção pelo vírus HPV.
(Repórter) A vacina contra o HPV é distribuída gratuitamente para meninos e meninas de 9 a 14 anos, no Sistema Único de Saúde. O câncer de colo de útero é a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Maria Ferreira.