Município de São Joaquim (SC) recebe título de Capital Nacional da Maçã
Nova lei, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, confere ao município de São Joaquim, em Santa Catarina, o título de Capital Nacional da Maçã (Lei 13.790/2019). Além de o cultivo da macieira ser tradição na região desde o século passado, a cidade também organiza todo ano a Festa Nacional da maçã.
Transcrição
LOC:. NOVA LEI DÁ AO MUNICÍPIO DE SÃO JOAQUIM, EM SANTA CATARINA, O TÍTULO DE CAPITAL NACIONAL DA MAÇÃ.
LOC: O MUNICÍPIO É O MAIOR PRODUTOR DE MAÇÃS DO PAÍS, COMO LEMBROU O RELATOR DA MATÉRIA, O SENADOR DÁRIO BERGER.
TÉC: Responsável por duas em cada dez frutas que chegam à mesa dos brasileiros, o município de São Joaquim, no estado de Santa Catarina, recebeu o título de Capital Nacional da Maçã, por lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. O cultivo da macieira envolve desde pequenos produtores a grandes empresas e movimenta mais de 50 por cento da economia local. Na época do debate, no Senado, sobre o projeto que originou a lei, o senador Dário Berger, do MDB de Santa Catarina, explicou os benefícios da fruta.
(Dário Berger): “Comer maçã frequentemente traz diversos benefícios para nossa saúde, tais como, reduzir o colesterol, inibe a oxidação lipídica, tem propriedades antioxidantes, tem efeito diurético, ajuda a reduzir os riscos de diabetes e de câncer, ajuda na perda de peso e melhora a circulação sanguínea. Existe até um ditado famoso nos países de língua inglesa que diz que uma maçã por dia mantém o médico à distância”.
(Repórter): O cultivo da maçã é uma tradição em São Joaquim desde o início do século passado. A cidade também organiza, desde 1952, a festa nacional da maçã, que tem na programação, dentre outros eventos, o festival gastronômico e o Concurso Nacional de Qualidade da Maçã. Com supervisão de Alexandre Campos, da Rádio Senado, Maria Ferreira.