MP 850 enfrenta impasse na comissão mista — Rádio Senado
Comissões

MP 850 enfrenta impasse na comissão mista

A Comissão Mista da Medida Provisória 850/2018 suspendeu a reunião desta terça-feira (4) e reagendou para esta quarta-feira (5) após propor ao governo o envio de acordo sobre a MP. O impasse é em relação a pontos da medida provisória que extingue o Instituto Brasileiro de Museus e cria a Agência Brasileira de Museus. Especialistas da área foram unânimes nas audiências públicas ao defender a permanência do Ibram, além de sugerirem algumas alterações no texto da MP. Saiba mais na reportagem de Adrian Alencar.

04/12/2018, 18h46 - ATUALIZADO EM 04/12/2018, 18h46
Duração de áudio: 01:31
Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) nº 850 de 2018, que autoriza o Poder Executivo Federal a instituir a Agência Brasileira de Museus (Abram), realiza reunião deliberativa para apreciação de relatório. 

Participam: 
vice-presidente da CMMPV 850/2018, senadora Lídice da Mata (PSB-BA); 
presidente da CMMPV 850/2018, deputado Paulo Teixeira (PT-SP); 
deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC:. A MEDIDA PROVISÓRIA 850, QUE PROPÕE TRANSFORMAR O INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS NA AGÊNCIA BRASILEIRA DE MUSEUS, ENFRENTA IMPASSE NA COMISSÃO MISTA. LOC:. ESPECIALISTAS DA ÁREA DEFENDEM A MANUTENÇÃO DO INSTITUTO E SUGEREM NÃO CRIAR A ABRAM. A REPORTAGEM É DE ADRIAN ALENCAR. TÉC: A emepê que transforma o Instituto Brasileiro de Museus na Agência Brasileira de Museus vive um impasse na comissão mista. O governo propôs a criação da Agência, mas durante as audiências públicas para debater o tema, os convidados defenderam a permanência do Ibram. Também foram sugeridas alterações no texto para introduzir um modelo que contemple receitas orçamentárias diversas, além da criação de um sistema próprio de contratação para o instituto. O presidente da comissão mista, deputado Paulo Teixeira, do PT de São Paulo, elogiou o Ibram e destacou que o próprio ministro da Cultura defende a permanência do Instituto. (Paulo Teixeira) O Ibram é uma instituição nova, uma instituição que tem dado resultados, é uma formatação que inclusive, serve como exemplo pra outros países. Portanto, a ideia, é de não extinguir o Ibram. O senhor ministro da Cultura, quando esteve aqui nesta comissão concordou em não extinguir o Ibram, portanto, o governo já concorda da não extinção do Ibram. Além disso, nós também tínhamos pensado em não criar a Abram. (Repórter) A reunião foi suspensa para aguardar posicionamento do governo em relação a um acordo sobre a emepê. O reinício está marcado para esta quarta-feira às duas e meia da tarde. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Adrian Alencar.

Ao vivo
00:0000:00