Mais de 500 mil brasileiros que vivem no exterior podem votar — Rádio Senado
Eleições 2018

Mais de 500 mil brasileiros que vivem no exterior podem votar

Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 500 mil brasileiros poderão votar este ano para presidente da República em 171 cidades no exterior. Estados Unidos, Japão e Portugal são os países com maior número de eleitores brasileiros. Este ano, os maiores de 16 anos residentes fora do Brasil puderam fazer o alistamento eleitoral usando o Título Net Exterior, um aplicativo que facilitou o cadastramento eleitoral, como explicou o servidor Luciano Bohnert, do Tribunal Superior Eleitoral.

27/10/2018, 15h00 - ATUALIZADO EM 26/10/2018, 18h01
Duração de áudio: 01:32
29-07-2014 - São Paulo - Brasil - Eleitor segura o titulo eleitoral. O eleitorado brasileiro cresceu 5,17% nos últimos quatro anos, saltando de 135.804.433 votantes, em 2010, para 142.822.046 eleitores, divulgou hoje (29) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Transcrição
LOC: O PROCESSO DE CADASTRAMENTO DE BRASILEIROS NO EXTERIOR PARA AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018 FOI FACILITADO PELA INTERNET. LOC: MAIS DE MEIO MILHÃO RESIDENTES FORA DO PAÍS PODERÃO EXERCER O DIREITO ELEITORAL. NA VOZ DE PAULA GROBA, A REPORTAGEM DE FLORIANO FILHO. TÉC: Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 500 mil brasileiros poderão votar este ano para presidente da República em cento e setenta e uma cidades no exterior. Estados Unidos, Japão e Portugal são os países com maior número de eleitores brasileiros. O maior colégio eleitoral é Boston, nos Estados Unidos, para onde serão enviadas 46 urnas eletrônicas. Depois vem Miami, com 45 urnas. O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, por exemplo, preparou 680 urnas que serão usadas no exterior durante as eleições presidenciais. Este ano os brasileiros maiores de 16 anos residentes no exterior puderam fazer o alistamento eleitoral usando o Título Net Exterior, um aplicativo que facilitou o cadastramento eleitoral, como explicou o servidor Luciano Bohnert, do Tribunal Superior Eleitoral. (Luciano Bohnert) Todas as fases do atendimento, desde o cadastro do requerimento até o aviso ao eleitor de que ele pode comparecer à repartição consular para receber o título é feita de forma eletrônica por envio de e-mails ao eleitor. (Repórter) A Justiça Eleitoral também informou que mais de 10 mil brasileiros não poderão utilizar as urnas eletrônicas e terão que votar em cédulas. As urnas de lona serão usadas em cidades do exterior com problemas de energia elétrica e países onde houve restrições à entrada dos equipamentos eletrônicos.

Ao vivo
00:0000:00